Uniformes para lojas: dicas para criar o seu
Os uniformes para lojas devem ser vistos como parte fundamental da construção da imagem da marca. Além de reforçar a identidade do negócio, divulgar ofertas, transmitir os valores e a cultura da empresa, as peças funcionam como objeto de identificação dos colaboradores.
Afinal, um dos pontos mais críticos na relação entre cliente e vendedor é não conseguir identificá-lo facilmente. É desconfortável entrar em um estabelecimento e não saber a quem recorrer, justamente por não reconhecer os atendentes em meio aos consumidores. Por motivos como esse, aliados a um mau atendimento, muitas vezes os clientes desistem da compra e, simultaneamente, formam uma imagem negativa da loja.
No entanto, não basta apenas investir em peças corporativas para o seu time. É necessário saber confeccioná-los de maneira que sua equipe se sinta bem, confortável e sua marca seja valorizada. Neste artigo, mostraremos como alcançar esses objetivos com os uniformes para lojas. Acompanhe!
Uniformes para lojas: qual a finalidade?
A identificação dos funcionários proporcionadas pelo uso dos uniformes para lojas é sim importante. No entanto, a sua funcionalidade vai muito além disso. As peças, quando confeccionadas de forma adequada ajudam com:
- Credibilidade: uma pesquisa realizada pelo Instituto Ibero Brasileiro de Relacionamento com o Cliente (IBRC) mostrou que 78% dos clientes associam profissionais uniformizados à segurança com a marca. De acordo com Alexandre Diogo, presidente da instituição, “vendedores devidamente uniformizados passam credibilidade”.
- Sentimento de pertencimento: no momento em que o colaborador veste o uniforme da empresa, ele se sente parte dela e da equipe, o que pode deixá-lo ainda mais motivado para exercer suas funções. Muitas vezes, quando a marca não investe nas peças e ações complementares, esse sentimento não é despertado ou reforçado.
- Consolidação da imagem da marca: o uso dos uniformes corporativos agrega valores à empresa e demonstra preocupação da marca com sua imagem e com o zelo dos colaboradores. As peças ainda funcionam como extensão da identidade visual, com as mesmas cores e elementos visuais.
- Bem-estar do time: trajes bonitos e, principalmente, confortáveis, deixam os funcionários felizes e dispostos a trabalhar. O que não aconteceria se as roupas fossem apertadas, quentes e com o visual pouco interessante.
- Ferramenta de marketing: ao adotar o uso das peças corporativas, os próprios profissionais divulgam a empresa nos lugares onde passam, seja em horário de trabalho ou não. E o melhor, essa divulgação ocorre de forma totalmente espontânea.
Existe alguma lei ou regra para uniformes de lojas?
Não existem leis que obriguem o uso de uniformes em lojas ou estabeleçam como eles devem ser. Essa escolha, na verdade, parte do próprio estabelecimento que determina as cores, o modelo, o tecido e a estampa. Porém, no momento de decidir os detalhes das peças, é necessário pensar em alguns fatores para garantir um bom resultado.
- Conforto da equipe.
- Clima da região em que a loja é localizada.
- Objetivos da marca com os uniformes.
- Funções dos colaboradores.
- Estilo da loja.
Assim, ao considerá-los, você consegue fazer escolhas bem mais assertivas, além de se beneficiar com as vantagens oferecidas pelo traje.
Como criar uniformes para lojas incríveis
Como mostramos, a criação de uniformes para lojas devem ser baseados nesses cinco fatores principais. Mas, além disso, é importante que detalhes da identidade visual do estabelecimento estejam presentes nas peças, como as cores, a logo e as estampas. O processo de desenvolvimento e confecção também exige atenção a detalhes como tecidos, modelos e outros elementos indispensáveis.
Veja dicas e inspirações abaixo para ter peças incríveis.
Principais modelos de uniformes de lojas
Cada loja tem uma personalidade e estilo diferentes. Exatamente por isso, não há um único modelo de uniforme adequado para esse segmento. O recomendado é combiná-lo com o estilo da loja. Dessa forma, em estabelecimentos mais formais, as calças e camisas sociais são ótimas opções, pois transmitem o mesmo ar de sofisticação característico da marca.
Nesse caso, uma ideia é investir na personalização discreta nas peças, como a aplicação da logo no peito da camisa. Os blazers também são bastante usados, principalmente em lojas de luxo.
É válido ressaltar que essas alternativas sociais podem ser usadas tanto pelos atendentes quanto pelos profissionais que atuam no setor administrativo.
Já em lojas casuais, as calças jeans e camisetas polo ou de malha combinam muito bem. A vantagem do jeans é que se trata de um tecido com alta durabilidade, o que pode ser ótimo para uso diário. Com relação às blusas, os dois modelos apresentam uma alta capacidade de personalização, o que significa que podem ser criadas com cores e estampas diferentes, desde que estejam de acordo com a identidade visual da marca.
Modelos de uniformes de loja feminino
Em lojas com atendentes, operadoras de caixa, recepcionistas e demais funções em que atuam mulheres, uma dica é apostar em peças femininas que vão além de calças e blusas, sejam elas sociais ou casuais.
Assim, dentre as opções mais usadas estão os vestidos, que podem ter tanto um ar mais formal quanto despojado, tudo vai depender do corte escolhido, das estampas e de outros elementos visuais. No entanto, essas peças exigem uma certa atenção a detalhes como comprimento e modelagem. O ideal é que ela vá um pouco abaixo do joelho, pois, dessa forma, as profissionais podem se movimentar sem preocupação.
Também é importante evitar decotes muito profundos, transparência e vestidos justos que marquem o corpo da colaboradora. Qualquer decisão contrária a essas pode comprometer a imagem da empresa pela escolha de peças que, em vez de respeitar as mulheres, as objetificam.
Outra sugestão são as saias, também muito utilizadas em lojas. A vantagem é que a peça em modelo lápis, principalmente, combina com camiseta de malha ou social. Aqui, são válidas as mesmas orientações dos vestidos: comprimento abaixo do joelho e modelagem que não sexualize ou exponha o corpo da mulher.
De acessórios, os lenços e echarpes são ótimas opções para complementar o look.
Escolha de tecidos e estampas
A escolha do tecido adequado é fundamental para um bom resultado do uniforme de loja. Como mostramos, a peça deve sempre privilegiar o conforto e bem-estar do colaborador. Assim, para profissionais que exercem funções em que é necessário se movimentar muito, opte por um material têxtil que proporcione essa mobilidade. As blusas de malha, por exemplo, são ótimas alternativas, além de oferecerem um bom custo-benefício.
O clima da região é outro critério de escolha. Locais quentes pedem tecidos mais leves e frescos, como os que possuem algodão em sua composição. Já em lugares com temperaturas mais baixas, aposte em materiais têxteis que mantenham os funcionários aquecidos.
Quanto à aplicação da marca nos uniformes, ela deve ser feita de maneira que a marca seja valorizada na peça. Na W3, trabalhamos com três principais métodos de estamparia: sublimação, silk e bordado, que devem ser escolhidos conforme seus objetivos com os trajes. No entanto, cada técnica possui suas particularidades, o que significa que nem todas vão bem com todos os tecidos. Explicamos melhor neste artigo.
Informações importantes no uniforme
A logo é indispensável nos uniformes. Afinal, ela é o principal fator de identificação de uma marca. No entanto, muitas empresas optam por adicionar outros elementos nas peças, como estampas e detalhes visuais que dão um toque a mais no visual.
No setor lojista, também é comum que as peças corporativas tenham algumas informações importantes, como o nome do colaborador em uma das laterais ou na parte de trás da camiseta. Outras, ainda, decidem inserir a função do profissional, permitindo que eles sejam identificados facilmente, o que evita possíveis constrangimentos entre clientes por não saberem reconhecer quem faz parte da equipe.
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