Jaleco de uniforme: da saúde à indústria
O jaleco de uniforme tornou-se versátil: vai do salão de beleza aos hospitais. A peça, de forma geral, protege as roupas e é utilitária, alguns detalhes fazem total diferença para o profissional, como vamos mostrar neste artigo. De materiais diversos, os jalecos tornaram-se peças muito usadas.
Jaleco de uniforme e suas principais utilidades
Essas peças têm muitas utilidades e são muito simbólicas para algumas profissões. Os jalecos são a segunda pele de muitos profissionais por protegerem-nos no ambiente de trabalho. Nos hospitais e clínicas médicas, é mais fácil notar essa utilidade. No entanto, em todos os lugares que ele é usado essa é uma das funções. Pense em uma manicure, ela evita que esmalte, acetona e outros materiais caiam diretamente sobre a pele. O mesmo raciocínio vale para trabalhadores da indústria, professores e outros.
Ele também protege os pacientes e clientes. Por isso, a peça deve ser usada apenas no ambiente de trabalho, como recomenda a Anvisa e diversas prefeituras brasileiras. Assim, evita-se que as sujidades de outros ambientes contaminem o jaleco.
Se você é um profissional que procura por credibilidade, aposte no jaleco. Por vir de áreas em que a seriedade é pré-requisito, essa ideia é transferida para quem veste a peça.
O jaleco também facilita carregar pequenas ferramentas de trabalho, tanto que alguns profissionais usam jalecos com três bolsos. Professores, esteticistas e outros profissionais podem usufruir dessa utilidade do jaleco.
Jalecos com bolso ou sem bolso?
Escolher um jaleco com bolso tem tudo a ver com as tarefas desempenhadas pelo trabalhador. Se ele precisa de pequenas ferramentas e peças, como blocos de anotações, canetas, giz e outros, o bolso é muito bem-vindo. Isso facilita e agiliza o dia a dia do profissional. Mas fique atento, itens perfurantes no jaleco não podem ser colocados no bolso do jaleco, pode danificá-lo e machucar o trabalhador.
Jaleco de uniforme: principais aplicações
Até aqui, deu para notar que o jaleco tem mil e uma utilidades, não é mesmo? Por isso, ele é usado em diversos setores.
Jaleco de uniforme médico
A área da saúde é o setor que popularizou o uso dos jalecos. Em geral, eles são brancos, para mostrar, com facilidade, sujidades e que está na hora de trocar a peça. Eles são restritos ao local de trabalho dos profissionais, pois, usá-los fora pode levar micro-organismos perigosos para fora. Em algumas instituições, os jalecos médicos são lavados na própria empresa. O mais usual é o modelo de manga comprida, para proteger os braços.
As exceções, quanto à cor e comprimento, são para especialidades nas quais há menos contato com substâncias possivelmente nocivas. Ginecologistas e obstetras já optam pelo rosa, tornou-se uma tradição. Médicos com atuação restrita ao consultório tem maior liberdade criativa para os modelos de jaleco.
Jaleco de uniforme manicure
As manicures aderiram aos jalecos. Eles garantem um aspecto mais higiênico, segurança e praticidade para as atividades dessas profissionais. Funcionam como uma segunda pele, impedem que os materiais que manipulam produtos como removedor de esmalte, caiam diretamente na roupa. Por se movimentarem muito e não terem contato com substâncias tão nocivas, podem optar por jalecos de manga curta.
O bolso é opcional, só cuidado para não colocar tesouras, alicates e outras peças perfurantes no bolso.
As cores e estampas podem fugir do tradicional, brincar com a área de atuação. Mas, se o salão quer mostrar limpeza, o ideal é optar por tons claros.
Jaleco de uniforme para serviços operacionais
Profissionais de manutenção, produção e obras também podem usar jalecos de uniforme. Eles trazem bolsos, às vezes até três, o que não é usual em outros segmentos. Esses itens facilitam o dia a dia deles, que precisam lidar com muitas ferramentas. São bolsos, geralmente, bem grandes para aumentar o espaço para o colaborador.
Nesses setores, os uniformes são mais espessos, para protegerem o trabalhador do desgaste natural da atividade. Eles também têm cores escuras. Se nos jalecos para área de estética e saúde a recomendação são tons claros, nos serviços operacionais, a indicação é contrária, bem como a função. Como são muitas sujidades, os tons fechados disfarçam a sujeira. Evitam o encardimento. Imagine só um jaleco branco usado por um trabalhador que manipule graxa? Nem a melhor lavanderia conseguiria remover as manchas.
Tecidos para jaleco de uniforme
Como em qualquer outro tipo de uniforme, escolher bem o tecido para jaleco de uniforme vai garantir que a peça esteja alinhada às demandas da profissão e da marca. Afinal, além de ser preponderante para qualidade e durabilidade, o material têxtil interfere no visual e ideias que se tem quando se olha para o uniforme.
Oxford
Os jalecos de Oxford são muito usados na área médica. São conhecidos por terem o material mais durável para jalecos. São fáceis de cuidar, não amassam e secam rápido, ideal para profissionais que usam a peça todos os dias. O “porém” dessa peça fica por conta do conforto térmico, por ser 100% poliéster, tende a esquentar.
Logo, nomes e outros podem ser silkados, bordados ou sublimados.
Gabardine
É bastante parecido com o Oxford, porém, é mais fresco por ter viscose na composição junto ao poliéster. Ele tem um grau de cuidado intermediário, amassa pouco. Visualmente, ele é mais elegante e leve que o Oxford. Pode ser bordado ou silkado.
Brim 100% algodão
É o mais nobre dos tecidos para jaleco. O aspecto é devido à composição com 100% de fibras de algodão, material mais delicado. É usado na área de saúde, estético e outros, exceto para produção. De todas as opções, exige mais cuidados, amassa e requer mais atenção na forma de lavar. É, também, o mais fresco. Pode ser bordado ou silkado para personalização, com logos, brasões, nome e outros elementos.
Brim leve ou pesado
Este material é o indicado para os profissionais de produção. O brim é um tecido mais espesso e a gramatura varia de acordo com a demanda do profissional. Atividades com mais movimentação e elementos de desgaste levam jalecos de brim pesado. Assim, tanto a peça quanto o colaborador ficam mais protegidos. Já atividades com grau menor de desgaste são confeccionadas com brim leve.
A gramatura é proporcional ao conforto térmico. Brim leve é mais fresco e o pesado esquenta mais. Ambos são fáceis de cuidar, não amassam, porém levam mais tempo para secar.
Alguns modelos de jaleco feitos pela W3!
Já fabricamos diversos modelos de jalecos de uniforme. Vamos mostrar alguns modelos para você se inspirar.
Jaleco para veterinário
A área deixa margem para a criatividade. Por isso, nesta peça, as estampas de passarinho foram muito bem-vindas.
Jalecos médicos
O tradicional branco vem com algumas variações nesta área. O jaleco pode ter bolso ou não, depende da exposição do médico a riscos e das tarefas do dia a dia.
Jaleco para limpeza
Os profissionais da limpeza também podem usar jalecos. A Elmo optou por cores mais escuras e pela manga curta. O design chama atenção.
Jaleco produção
O brim escuro garante mais proteção para o trabalhador e camufla as diversas sujidades que o ambiente de trabalho causa.
Jaleco fechado
Este jaleco do EPA é fechado, bem diferente do que a maioria costuma fazer. É usado na área de carnes do supermercado. Eles optaram pelo clássico branco para demonstrar limpeza.
Faça seu orçamento de jalecos de uniforme!
Além das peças mostradas neste artigo, confeccionamos muitos outros jalecos de uniforme. Temos uma equipe preparada para entender sua demanda e oferecer o melhor para sua empresa. Peça um orçamento hoje mesmo!