Uniformes para funcionários: leia antes de confeccionar suas peças
Muita gente trata os uniformes para funcionários de maneira banal. No entanto, há diretrizes legais sobre o uso. Além de ficar atento ao que dizem as leis, é fundamental pensar no bem-estar, alinhamento à marca e atividades dos colaboradores.
Este artigo foi pensado para você ter um panorama de como os uniformes devem ser escolhidos, quais as regras você pode ter em sua empresa e muito mais.
Fique com a gente e entenda de uma vez por todas o que você deve saber antes de fazer seu orçamento.
Uniformes para funcionários: o que considerar
São muitas as questões a serem observadas para confeccionar uniformes e ter peças estratégicas em suas empresas. Se desconsideradas, você corre risco de ter até mesmo problemas judiciais.
Direitos e deveres de uniformes para funcionários
Na Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), há diversas obrigatoriedades para patrões e colaboradores.
Obrigatoriedade e custeio de uniformes
É permitido exigir uniformização. Mas, nesse caso, é preciso custear integralmente as peças. Há algumas empresas que arcam com parte do valor das peças, apenas. Se é o que você pensa em fazer, lembre-se que o uniforme só pode ser opcional.
Quando o uniforme for um Equipamento de Proteção Individual (EPI), é obrigatório que o empregador forneça as peças gratuitamente. Há várias normas regulamentadoras que estabelecem essa obrigatoriedade e falam sobre como devem ser as peças. A NBR 15292, por exemplo, diz respeito aos uniformes de alta visibilidade, os quais devem ter faixa refletiva e tecidos fluorescentes.
Ou seja, você sempre deve estudar se há alguma regulamentação no seu setor antes de confeccionar uniformes. Procurar por uma fábrica atenta a essas normas também ajuda muito.
Reposição de uniformes
De acordo com o artigo 462, artigo primeiro da CLT, o trabalhador é responsável por zelar e manter seus uniformes. Caso o dano seja de responsabilidade do funcionário, ele deve arcar com os custos de uma nova peça. Não confunda desgaste pela atividade com mau uso. Caso a vida útil da peça tenha se esgotado, faça a reposição.
Destinação dos uniformes usados
O uniforme que será descartado é considerado um resíduo sólido. Encontrar peças da sua marca no lixo, nas ruas ou natureza pode acarretar multa, conforme legislação municipal de cada cidade. Também há uma normativa nacional: a Lei 12.305/10, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Segundo ela, o destino correto para os uniformes não é o lixo. Dessa forma, deve-se reaproveitar as peças, como mostramos em detalhes neste outro artigo.
Simplesmente doar os uniformes, com a logo e outras informações institucionais, também não é interessante, já que pessoas que não fazem parte da empresa vão usá-los. É um gesto nobre doá-los, mas, antes, descaracterize as peças.
Outros pontos importantes sobre uniformes
Há alguns critérios que não estão na legislação, mas que são fundamentais para ter um bom uniforme para funcionários.
Conforto
Escolha os tecidos e cortes mais adequados ao clima da região e à temperatura da empresa. Além de agradar aos trabalhadores, a produtividade vai até aumentar.
Alinhamento à marca
O modelo do uniforme, estampas e outros devem valorizar sua marca e estar em harmonia com ela. A fidelidade das cores da sua paleta é muito importante para reforço de marca, assim como a aplicação correta da logo e outros elementos.
Adequação à atividade
O uniforme deve favorecer o cumprimento das tarefas inerentes à função do trabalhador. Dessa forma, se é para um colaborador que se movimenta bastante, pense em materiais têxteis que vão privilegiar a locomoção. Para pessoas que se abaixam bastante, um vestido tubinho não é a melhor opção. Então, analise o que é preciso haver no uniforme para facilitar o trabalho do seu funcionário.
Qualidade
Escolha uma fábrica que garanta excelência na confecção dos uniformes. Assim, você terá peças por muito mais tempo. Além disso, esse fator, básico, também ajuda a valorizar a sua marca e a proporcionar satisfação para o colaborador. Quando ele recebe peças bem-feitas, logo nota como a empresa se esforçou para oferecer o melhor para o time.
Principais peças de uniformes para funcionários
As possibilidades são muitas. Na W3, nós temos 17 modelos de peças corporativas. No entanto, algumas lideram nossa lista de pedidos e nós vamos explicar porque e em que casos pode ser bom para sua marca.
Camisa de malha de uniformes
O modelo mais comum de uniformes é bem versátil, pode ir do mais básico, com uma cor e a logo da empresa ou ser sinônimo de criatividade com estampas que saiam do lugar comum. A escolha dos artigos (tecidos, botões, etc) também fazem a diferença. Veja em nosso portfólio as diferentes possibilidades que você tem com as camisetas de malha.
Camisa polo de uniformes
Polos são o meio-termo que muita gente precisa para a marca. Por si só, ela tem um aspecto casual e a maioria das empresas que desejam ter essa imagem apostam na polo de uniforme. Porém, podem ficar um pouco mais formais ou informais, dependendo da produção. Os modelos mais pedidos têm a logo bordada no peito.
Camisa social de uniformes
As empresas que precisam de mais formalidade no dress code pedem camisa social de uniforme. É a terceira mais pedida na W3 e a primeira entre as marcas formais, que querem transmitir tradição.
Calças de uniformes
As calças aumentam as chances de seu funcionário andar alinhado ao que você deseja. Além desse aspecto, elas garantem maior uniformização entre a equipe e mais organização. As mais pedidas são as sociais, para ambientes formais, e jeans, vai do escritório à obra.
Vestidos de uniformes
Muitas marcas apostam nos vestidos como uniforme das funcionárias. É uma boa opção para lugares formais e como mais um item do portfólio. O vestido de uniforme é uma boa maneira da empresa diferenciar-se com as peças corporativas. Os modelos mais usados são os sociais, estilo tubinho, com bordado na altura do peito. Normalmente, as empresas usam as cores coringas, azul marinho, cinza, preto e branco.
Mas lembre-se que a tendência é oferecer calças também. Assim, a mulher pode escolher o tipo de uniforme que a deixa mais confortável. As companhias aéreas mostram bem como fazer isso com os uniformes das comissárias de voo.
Saias de uniformes
Modelo lápis é o número um entre as saias de uniforme. Usadas com camiseta de malha ou social, a produção fica incrível. As observações sobre os vestidos também são válidas para as saias.
Solicite seu orçamento de uniformes para funcionários
A W3 tem experiência nos mais variados tipos de uniformes. Imprime qualidade e agilidade na confecção de todos eles, além de fazer as recomendações necessárias para todos os clientes, sejam elas sobre as diretrizes legais sobre peças corporativas ou boas práticas.
Peça seu orçamento ainda hoje!