Moda Dopamina: conheça a tendência que promete melhorar o astral
As pessoas querem mais cores do que nunca. É o que afirma Samina Virk, diretora de marketing global da Threads Styling. Nas passarelas, as cores vibrantes estão em alta, como há muito tempo não se via. Os looks das maiores grifes mundiais se enquadram na Moda Dopamina.
Como surgiu? O que a Moda Dopamina traz de legal para as pessoas? Será que influenciará os uniformes? É o que vamos te mostrar neste artigo.
Adiantamos que as tendências são um retrato do período. Esse verdadeiro arco-íris nas roupas é fruto da vontade de renascer após um período de privações e muitos lutos durante a pandemia.
Sim, a batalha contra a covid-19 não acabou. No entanto, a luta já foi muito mais difícil. As vacinas e diminuição do contágio trazem esperança e cores, como a Moda Dopamina nos mostra. Então, para inspirar a reconstrução e voltar a ter mais motivação, as roupas estão muito mais coloridas.
O que é Moda Dopamina?
De acordo com os fashionistas, são roupas e acessórios que melhoram o humor. A principal característica é o colorido. O nome é inspirado no neurotransmissor essencial no processo orgânico que resulta em bem-estar e motivação. Ou seja, tudo que precisamos para enfrentar o restante da pandemia e voltar às atividades gradualmente.
“Ao invés de promover a ‘Moda Dopamina’ para ajudar impulsionar o humor dos consumidores no lockdown, a tendência evoluiu para complementar o verão (nos EUA), coincidindo com a flexibilização das restrições e reinício das viagens”, afirma Karla, em entrevista ao Vogue Business.
Colorindo a melhora da pandemia
Após um longo período de pijama, moletom, roupa de ginástica e blusa tie-dye, as pessoas querem se mimar e melhorar o humor por meio das produções. Assim, as grandes grifes, como Valentino, desfilaram com uma proposta de mix de cores, neon, tons vibrantes, nas roupas, acessórios e calçados.
De acordo com Libby Page, editora do mercado sênior do Net-a-Porter, houve uma melhora significativa do ânimo geral com a queda dos dados de infecções e relaxamento das regras de isolamento.
Laranja entre as queridinhas da temporada
De todas as cores vibrantes, uma se destacou ainda mais. O laranja, que sempre é tendência na W3, apareceu mais nas Semanas de Moda. Assim, firmou-se como cor da Primavera-Verão 2021.
Se precisamos de força e alegria diante desse contexto complexo, o tom é perfeito.
Laranja remete ao pôr-do-sol, mostra que no final, assim como o poente, há beleza para deixar ir e recomeçar. O otimismo, energia e inovação também estão associados à nossa cor do coração. Dedicamos um artigo inteiro a essa tendência.
Mas será que as cores têm mesmo esse poder?
Psicologia das cores
De acordo com estudos científicos, as cores são poderosas para mudar estados de humor. Cada uma delas desperta determinadas sensações e evocam significados relacionados à presença dos tons na natureza e na cultura. O branco no Japão, Índia e China é usado para o luto. No Brasil e em outras partes do mundo, a cor simboliza praticamente o contrário, paz, inocência e limpeza.
Existe até mesmo a terapia das cores, a cromoterapia. Então, as cores são muito importantes. Para decidir qual usar, além do significado geral, é interessante considerar a cultura.
Recomenda-se escolhê-las de forma intencional, de acordo com os seus objetivos.
O colorido nas marcas corporativas
Isadora Salazar, coordenadora de produto e especialista de Moda da W3, menciona que 80% da percepção da marca vem das cores institucionais, citando estudos científicos. Então, é preciso analisá-las estrategicamente para escolher quais serão as cores da sua marca.
A volta do colorido na moda provavelmente vai influenciar as novas marcas ou até aquelas que passam por um processo de rebranding.
Hoje, principalmente as start ups ousam bastante nas cores e usam a cor como elemento forte para consolidação da marca.
Alguns exemplos interessantes:
- Nubank: a empresa chama o cartão de roxinho. Além disso, fala sobre a “Revolução Roxinha” em sua comunicação.
- Inter: entre os funcionários, a marca usa o termo sangue laranja para remeter ao orgulho de pertencer ao banco.
- Avenue Code: a cartela de cores da empresa é extensa, vibrante, e dá muita margem para criações coloridas.
- Localiza: a empresa usa a expressão sangue verde, a exemplo do que o Inter faz.
- W3: o laranja é protagonista de nossa comunicação verbal e não-verbal. Quem é W3 tem o coração laranja!
Cores nos uniformes
Será que a Moda Dopamina chega aos uniformes? É bastante ousado ter tanta cor nas peças corporativas. No entanto, acreditamos que veremos mais marcas e uniformes coloridos. Em um outro artigo, falamos sobre como as cores chamam a atenção de clientes, colaboradores e do mercado em geral.
Tudo depende da identidade corporativa de cada empresa. Se for uma marca mais conservadora, escolher tons mais sóbrios, coringas, pode ser uma escolha com alinhamento maior ao que a marca é.
Já para empresas que querem demonstrar inovação, criatividade, entre outros, apostar em cores que fogem das tradicionais pretas, brancas, azul marinho e tons de cinza é o ideal. Elas são mais adequadas para transmitir essas mensagens.
Colorido nos detalhes
Para levar cor para os uniformes, você não precisa, necessariamente, abusar das cores nas peças. Elas podem estar nos detalhes, em contraste com a predominância dos tons coringa. Dessa forma, chama-se muita atenção para elementos como as estampas, itens como vivo, punhos e golas coloridas.
Essa é uma boa estratégia para fugir do cansaço que as cores vibrantes podem causar no dia a dia. Afinal, os uniformes são vestidos diariamente, por, pelo menos, oito horas.
Inserir cores nos detalhes é a opção da W3 para as peças da empresa.
Uniforme todo colorido
Se a cor é muito vibrante, ela chama bastante atenção. O mais indicado é usá-la como tom principal das peças em uniformes temporários. Cabe muito bem em ações promocionais. Assim, em um stand de um shopping, as pessoas terão a atenção capturada mais facilmente.
Também é uma ótima pedida para eventos comemorativos. A alegria das cores combina muito com celebrações. E como não é uma peça usada todos os dias, não vai provocar cansaço. Também sinaliza que há algo diferente.
A W3 acompanha as tendências de moda porque elas influenciam diretamente o mundo dos uniformes. Continue com a gente para entender o que há de mais novo no universo fashion e como dialoga com a moda corporativa.
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