Tecidos naturais: entenda o que são e como impactam os uniformes
É frequente a procura por uniformes de tecidos naturais. As pessoas buscam por uma estética nobre e conforto, características bem comuns nesse tipo de material têxtil. No entanto, essas características são apenas dois pontos. Para fazer uma boa escolha para sua peça corporativa, é preciso ir fundo nas informações para entender o impacto da matéria-prima mais importante nos uniformes.
Venha com a gente e saiba o que pouca gente fala sobre tecidos naturais.
Tecidos naturais: o que são?
São tecidos compostos por fibras de fontes naturais, sejam animais (lã de carneiro) ou vegetal (linho, algodão, por exemplo). No mundo dos uniformes, o mais comum é o uso da fibra de algodão.
Tecidos naturais são ecologicamente corretos?
A matéria-prima das fibras são mais sustentáveis, já que os tecidos sintéticos vêm do petróleo, que é um material parecido com o plástico, um dos mais poluentes do mundo. Enquanto uma roupa de algodão leva no máximo vinte anos para se decompor, as de poliéster e poliamida podem ter resquícios no planeta por até 450 anos.
Porém, para um tecido ser considerado ecologicamente correto é necessário que toda cadeia de produção respeite outros âmbitos da sustentabilidade: social, ambiental e financeiro. Ou seja, nas lavouras de algodão os trabalhadores devem ter os direitos resguardados, deve-se fazer um manejo dentro das práticas ecológicas e a remuneração precisa ser justa.
Principais tecidos naturais
Há uma infinidade de tecidos naturais. Alguns deles são comuns no mundo dos uniformes e outros são usados em outros contextos. Confira!
Algodão
Nas peças corporativas, a fibra de algodão dá origem a vários tecidos naturais. É considerado nobre, a maioria acredita que ele tem uma estética superior. Outra característica do algodão é o toque agradável, macio. É mais fresco do que tecidos de poliamida e poliéster. Também favorece a respirabilidade da pele, o que evita incômodo de quem veste as peças.
Demanda mais cuidado para passar e lavar, pois é uma fibra mais delicada do que as artificiais.
Malha 100% algodão
Pode ser usada para camisetas e blusas gola polo, além de vestidos e saias. É flexível, aceita bordado e silk para estampar slogans, logos e outros desenhos. É sinônimo de conforto para quem veste.
Malha de algodão egípcio
Um tecido natural premium, essa é uma boa definição para o algodão egípcio. As fibras são mais finas e alongadas. A colheita do algodão egípcio é realizada toda manualmente. Assim, preserva-se ainda mais a maciez, beleza e outras características dessas fibras.
Tecidos 100% algodão
Temos os tecidos planos, usados na alfaiataria, feitos exclusivamente de algodão. Eles não esticam como as malhas, mas têm os mesmos benefícios que elas. O tecido de fio egípcio também faz parte do portfólio de camisaria.
Na W3, é mais comum que o tecido de algodão egípcio seja solicitado para quem está no alto escalão. É preciso refletir se essa diferenciação é realmente benéfica para a empresa. Como já mostramos, o time sente-se melhor quando vê que todos usam a mesma peça.
Nosso conselho é que os uniformes premium sejam usados, mas os grandes líderes podem se vestir com roupas iguais a dos outros colaboradores para ficarem mais próximos dos demais colaboradores. Deixar as camisas de algodão egípcio para reuniões e ocasiões especiais é uma boa pedida, até mesmo por serem mais delicadas e exigirem maior cuidado.
A lista de tecidos que podem ter composição 100% algodão é extensa:
- Tricoline: muito comum na camisaria. Alguns podem levar componentes sintéticos, mas há aqueles 100% algodão.
- Cambraia: usado para camisas finas, roupas delicadas e roupas de bebê.
- Laise: caracterizados por ser vazado e ter alto relevo, muito comum em peças infantis e roupas delicadas, com um quê de romantismo.
- Piquet: muito usado em polos, com desenhos que se assemelham a caixas de abelha. Há versão sintética do tecido.
- Flanela: usada para revestir algumas peças para aquecer mais quem veste a peça.
- Moletom: clássico tecido para agasalhos e calças para Inverno.
- Denim: é o famoso jeans que pode ser 100% algodão.
- Suedine: muito utilizado para roupas de bebê, bem macio, mais grosso que outras malhas.
- Oxford: usado na alfaiataria, há versões sintéticas também.
- Sarja: usada em calças, agasalhos e vestido, parecida com o jeans.
Seda
Sabia que um quilo de seda já custou o equivalente a um quilo de ouro? O tecido era tão cobiçado que o caminho até a China para comprá-lo ficou conhecido como Rota da Seda. Nos uniformes, o seu uso não é comum. Até hoje bastante nobre, é usada em camisas, vestidos e outras peças.
O bicho-da-seda é que produz seus delicados fios. Segundo a lenda, um casulo de bicho-seda caiu na xícara de chá de uma imperatriz chinesa. Com o calor, formou-se um fio de seda. A imperatriz chegou a fazer um xale para o imperador como primeira peça de seda da história.
A imitação da seda é bastante comum, com viscose e até poliéster.
Cânhamo
Alguns especialistas dizem que o cânhamo é o tecido mais antigo do mundo. Ele era usado em 80% das roupas até 1920 e, principalmente, nos uniformes da Primeira Guerra Mundial. Vem da cannabis sativa, por isso o uso deixou de ser comum. Ela é mais sustentável que o algodão ou linho, é necessária menos água para produção e a planta é resistente a pragas, o que diminui o uso de defensivos.
Linho
Um tecido natural bastante comum. Ele é sinônimo de sofisticação, embora não seja usado tanto no universo dos uniformes. Isso porque requer maior investimento e grande cuidado para que fique bem apresentável, pois amassa bastante. É mais durável que as fibras de algodão e mais fresco também.
Desvantagens
Tecidos naturais têm como maior desvantagem a durabilidade menor do que a maioria dos sintéticos. Além do tempo de vida útil menor, eles demandam maior cuidado e investimento. É preciso pensar se a nobreza dos tecidos naturais, frescor e conforto superam essas características negativas para você.
Quer fazer os melhores uniformes? Conte com a W3!
Seja com tecido naturais ou sintéticos, o lugar para confeccionar uniformes é na W3. Aqui você descobre como surpreender com as peças corporativas e tem assessoria desde o primeiro contato para fazer as melhores escolhas.
Esperamos seu contato ainda hoje!