Camisa social de uniforme: quais os melhores tecidos?
O uniforme social é o ideal para empresas que desejam transmitir mensagens de sofisticação, confiança e seriedade ao mesmo tempo. No entanto, a camisa social é, simultaneamente, o modelo de uniforme mais quente, por ser mais fechado, e o que exige mais cuidados.
Dessa forma, é preciso driblar o calor para que seu colaborador sinta-se confortável para desempenhar suas funções. Além disso, é necessário garantir que a peça seja bem cuidada. Todos esses fatores influenciam na escolha do material do uniforme social. A escolha certa da malha ou do tecido pode contribuir com a conservação e imagem que a empresa deseja transmitir para o mercado.
Uma das recomendações da consultora da W3 Uniformes, Larissa Durigueto, é avaliar o perfil dos funcionários.
“O uniforme social com um tecido que amarrota, por exemplo, pode não realçar tanto, embora, naturalmente, ele seja sinônimo de elegância. A saída é escolher um material que não amasse tanto ou ainda orientar a equipe sobre como cuidar das peças feitas com tecidos com essa característica”, ressalta.
Assim, para ter uma camisa social de uniforme que realmente projete a imagem que você deseja, é necessário escolher o melhor tecido. Não há uma resposta pronta sobre qual o material mais indicado para as camisas sociais. Tudo depende dos objetivos com o uniforme.
Porém, na W3, há três tecidos que os clientes gostam mais. A nossa experiência também mostra que são muito bons e indicados. Uma informação importante antes de você continuar a leitura deste texto. O tema aqui são os tecidos para camisas sociais lisas, sobre as listradas falaremos nos próximos artigos.
Tecido Cannes para uniforme social
Os consultores da W3 são unânimes ao afirmar que a tricoline Cannes é um dos tecidos mais escolhidos para camisas sociais de uniforme. A composição desse tecido é:
- 67% algodão
- 30% poliéster
- 3% elastano
Com grande percentual de algodão na composição, o Cannes proporciona muito conforto. A trama dos fios é mais fechada. Então, não dá transparência. Também é liso e tem um toque bem macio por ter quase 70% de algodão na composição, característica que também deixa a camisa social mais fresca. Absorve bem o suor por ter muita fibra natural (leia o artigo sobre tecidos naturais e sintéticos para entender melhor).
O elastano na composição favorece a mobilidade. A característica é interessante até mesmo para quem fica o tempo todo no escritório. A desvantagem do Cannes é que amassa mais por ter muito algodão na composição. Lembre-se que quanto mais poliéster, menos fresca é a peça, porém mais durável ela será.
“O Cannes pode ser tão durável quanto um tecido PA – com 50% de algodão e 50% de poliéster”, avalia Larissa.
Amélie para camisa social de uniforme
A primeira característica que você vai notar na tricoline Amélie é o alto relevo do tecido. Essa característica conquista muita gente no momento de escolher o material para confeccionar o uniforme. Como o Cannes, a trama desse tecido é bem fechada, o que evita transparência. A composição é a seguinte:
- 58% algodão
- 38% poliéster
- 4% elastano
Com mais poliéster na composição, a durabilidade tende ser maior do que a dos uniformes feitos com Cannes. A menor porcentagem de algodão deixa a peça um pouco mais quente do que o tecido apresentado no tópico anterior. Mas ainda assim é um percentual que garante conforto e frescor. Já o elastano, vem quase na mesma quantidade do que a do Cannes. Assim, vai proporcionar mobilidade.
Fill a fill 50 50 para camisa social
Visivelmente, o fill a fill 50 50, se destaca pelo aspecto mesclado. Há sempre uma cor entrelaçada ao branco. É um tecido mais nobre. Por isso, o aspecto fica bem interessante, em especial nos uniformes sociais, que pedem muita elegância. A composição é:
- 50% poliéster
- 50% algodão
Como você já aprendeu ao longo do artigo, a alta quantidade de algodão deixa a peça mais fresca, confortável e bonita. Já o poliéster faz com que o uniforme social dure mais.
Uniforme social 100% algodão
Há empresas que cogitam usar tecidos muito sofisticados para a camisa social. De acordo com o consultor da W3 Marcelo Amorim, existem pessoas que em um primeiro momento pedem até o fio egipicio. Além de ser 100% algodão, a fibra é mais alongada, por isso o toque é muito gostoso e o visual fica muito bonito por se tratar de um tecido nobre. A grande desvantagem é que o uniforme social 100% algodão é mais caro, o fio egipício ainda mais.
Além disso, amassa bastante e a durabilidade não é tão grande. No entanto, imprime alto grau de sofisticação para sua marca. Se esse é seu objetivo, esse pode ser o melhor tecido para o seu uniforme social.
Peça seu orçamento de uniformes sociais na W3!
Como falado no início deste artigo, a escolha do tecido para a camisa social de uniforme vai depender dos seus objetivos. Há vários outros tecidos que podem ser usados para seu uniforme social. Um consultor da W3 pode apresentá-los para você e ajudá-lo a alcançar seus objetivos com a peça.