8 formas de personalizar jaqueta empresarial
Uma jaqueta sem as cores da sua empresa, emblemas e outros elementos corporativos é apenas uma peça comum. São as estampas e tons que tornam a roupa peça-chave tanto para proteger os colaboradores nos dias mais frios quanto para reforçar a marca, transmitir as mensagens que deseja para o mercado e trabalhadores. Há várias formas de personalizar a jaqueta de uniforme. Por exemplo, você pode usar mais de uma maneira na mesma peça, o que torna o resultado bem interessante. É o que vamos mostrar neste artigo.
1. Sublimação
Este processo de estamparia é um dos mais usados na jaqueta empresarial. Como você pode ver na peça abaixo, a estampa e o tecido parecem ser um só. Essa técnica é indicada para estampas grandes e com mais detalhes, a definição é maior do que com o silk.
Dessa forma, é possível sublimar apenas tecidos que tenham alta porcentagem de fibras sintéticas, é o caso do Adis, um dos materiais mais usados nesse modelo de uniforme de inverno. O modelo que está na capa deste artigo mostra uma sublimação.
Também é comum sublimarmos jaquetas de moletom, como você pode ver abaixo. O resultado é bem legal, por isso é um dos preferidos nas peças corporativas.
2. Jaqueta de uniforme bordada
O bordado é a escolha, geralmente, de quem deseja um modelo de uniforme elegante. Ele é possível em praticamente qualquer material, como você pode ver abaixo. Porém, nos tecidos planos (que não esticam) o bordado fica melhor do que na malha. Isso porque durante o processo o tecido plano fica mais estável, não “mexe”.
No entanto, tem suas limitações. É preciso que o tecido tenha uma gramatura mínima para que as agulhas que o perfuram não danifiquem a peça. Além disso, é necessário que as dimensões da arte tenham um certo tamanho para serem bordadas. A altura mínima de uma letra, por exemplo, de 0,4 milímetros.
Porém, para essas duas limitações, temos o patch termocolante, bordado de alta definição, como vamos detalhar abaixo.
3. Jaqueta com Patch Termocolante
O patch termocolante nada mais é do que um outro tipo de bordado. Ele é muito usado em camisas de futebol, nos escudos dos clubes. Ele é indicado para estampas com mais detalhes e fica tão bom quanto o bordado tradicional. No caso de logos com dimensões menores do que 0,4 milímetros, até melhores.
São muitas as jaquetas empresariais com patch, inclusive as mais sociais de Oxford, como essa da Unimed, o que mostra que o patch é tão elegante quanto o outro bordado.
4. Jaqueta Silkada
O silk é uma opção menos frequente nas jaquetas empresariais. No entanto, também é uma forma de personalizar a peça. O Marista silkou esse moletom de um lado e bordou a logo do outro. Foi escolha da Like também, marca do Colégio Bernoulli.
5. Vivos na jaqueta de uniforme
Os vivos, que são detalhes em partes como gola, manga e outros locais da peça, também são uma maneira interessante de personalizar a jaqueta da empresa. A Esab, por exemplo, usou o vivo amarelo, cor principal na identidade visual da empresa.
Já a Milplan Engenharia, usou o vivo de forma diferente, com linhas vermelhas.
O Inhotim também usou o vivo roxo, uma cor que normalmente não é usada, mas que está associada à criatividade e inovação, o que é bem alinhado à empresa.
6. Cores institucionais no uniforme
As cores oficiais nas jaquetas da empresa podem ser trabalhadas de maneiras diferentes. Como tom principal da peça, por exemplo. Essa foi a escolha da Nissan que usou o vermelho, cor secundária da marca, na jaqueta empresarial. A cor principal é o cinza metálico.
Já o Marista, usou um azul claro e destacou o marinho oficial da marca de outra maneira. É uma forma de sair do básico. Normalmente, as empresas optam pelo branco, preto e azul escuro para contrastar, o que destaca bastante a logo. É uma escolha segura e tradicional.
Já optar pela jaqueta colorida de uniforme exige mais cuidados. Porém, sair do básico, transmite a imagem de criatividade.
7. Outros detalhes para personalizar jaquetas de empresa
Além das cores e processos de estamparia, você pode personalizar a jaqueta de uniforme da empresa com cortes diferentes e detalhes que tornam a peça única. O agasalho da Nissan, mostrado anteriormente, também é um exemplo de como o modelo pode ser diferente.
8. Locais de aplicação dos elementos institucionais e mensagens
Normalmente, as logos são estampadas do lado direito das jaquetas de uniforme. Mas há outras maneiras de estampá-las. A FPT, por exemplo, reforçou a marca na parte de trás da roupa. Já a CNH Industrial optou por aplicá-la na parte de baixo do agasalho.
Outros emblemas e mensagens podem ser estampados nas mangas, que também podem receber listras do tipo “Adidas”.
Jaquetas empresariais personalizadas é na W3 Uniformes Corporativos
Além de todas as possibilidades que apresentamos neste artigo, a W3 consegue estudar todas as suas demandas de forma individualizada. Desenvolvemos junto com você o seu projeto e teremos prazer em ajudá-lo a inovar e personalizar sua jaqueta empresarial. Comece uma conversa conosco aqui!