Malha piquet para uniformes: tudo que você precisa saber
Se você já vestiu uma camisa polo no dia a dia ou optou por esse modelo de uniforme, já teve contato com a malha piquet. É um material muito comum na moda e no mundo corporativo. Por isso, vale a pena conhecê-lo melhor para saber o que ele tem a oferecer para sua empresa e colaboradores.
Neste artigo, você vai encontrar todas as informações que precisa sobre a malha.
O que é piquet
Há vários tipos de piquet, com composições variadas. O que há em comum nos diversos tipos é o alto-relevo em formato de colmeia ou losango. É muito usado em roupões, toalhas e outras peças de cama e banho. Nesse caso, a composição do piquet privilegia as fibras naturais, algodão, pois é necessário muito conforto em tais peças.
Usos mais comuns do piquet nos uniformes
A polo é a peça que mais usa a malha piquet no universo dos uniformes. Mais especificamente o piquet PA por causa da composição que favorece muito as peças corporativas.
Mas, de forma menos frequente, o piquet pode aparecer em outras peças.
Perfeito para produções casuais
Quando uma marca opta por uniformes com malha piquet, a intenção é uma imagem casual. São clientes que não querem algo tão formal quanto as peças de tecido, como camisas sociais, nem tão informais quanto as roupas de malha, a exemplo das camisetas.
Tipos de malha piquets para uniformes
A malha com textura de colmeias é usada em duas versões nas peças corporativas.
Piquet PA
Esse é o tipo de malha piquet mais utilizado nos uniformes. Poliéster e algodão são as fibras encontradas na composição, 50% de cada uma. O PA é uma abreviação das duas matérias-primas. É uma excelente dobradinha, pois o poliéster é uma fibra sintética, a qual oferece durabilidade. Já o algodão promove conforto.
Piquet de algodão
Menos frequente do que o uso do que o PA, algumas pessoas têm preferência por uma composição de algodão nos uniformes. A fibra é considerada a mais nobre no mundo têxtil e resulta em peças mais frescas. Para muitos, a aparência de malhas 100% algodão é melhor que uma com poliéster ou poliamida, fibras sintéticas.
Por isso, muitos clientes da W3 pedem que usemos o piquet 100% algodão nas peças. Há aqueles que optam por piquet com algodão e elastano, uma escolha muito comum entre os clientes que vendem roupas da marca para trabalhar o branding, como a Mangalarga Marchador.
Estampas nos uniformes confeccionados em piquet
Há duas possibilidades para estampar os uniformes com piquet. Tanto o 100% algodão quanto o PA podem ser bordados ou silkados. A sublimação não é possível porque é preciso um percentual maior de poliéster, pelo menos 80%, para a estampa ficar visualmente interessante. Caso contrário, fica com aspecto lavado.
Benefícios do piquet
A grande vantagem dos dois tipos de piquet é o caimento e visual. Quem opta por essa malha, gosta da textura e do fato do material ser encorpado. O piquet PA tem o maior custo-benefício, une conforto e durabilidade.
Já o 100% algodão é considerado mais nobre e mais fresco devido à alta porcentagem de fibras naturais.
Contrapontos e cuidados
A formação de bolinhas, piling, pode ser um problema dos uniformes de piquet. No entanto, há malhas com tecnologia antipiling. Na W3, nós apresentamos essa opção para os clientes, 99% optam por ela.
Durante a pandemia, o material nem sempre está disponível nas fábricas. Mas fazemos o máximo para ter malhas piquet com esse acabamento, pois é um diferencial que faz o uniforme permanecer conservado por mais tempo.
Também é necessário orientar o cliente a cuidar do uniforme piquet PA da maneira correta. Isso vai evitar que as fibras sofram atrito e formem as bolinhas.
O piquet 100% algodão vai exigir mais cuidados e dura menos que o piquet PA.
Ler e interpretar as etiquetas é uma excelente maneira de saber tudo que é permitido fazer com um uniforme piquet PA. Já mostramos como fazer isso aqui.
Na W3, nossos consultores te informam quais os prós e contras de cada material têxtil. Neste blog, você encontra vários conteúdos sobre o tema também. Acesse!