Malha antipiling: evite surgimento de bolinhas nos uniformes
Uma das queixas comuns é de bolinha nos uniformes. O problema nem sempre é devido à baixa qualidade da malha ou tecido, embora esse fator contribua. A forma de cuidar, principalmente no momento de lavar, contribui. Mas sabia que o atrito com uma outra peça, como jaqueta ou cinto, já contribui com a formação do piling?
No entanto, você pode reforçar as peças com a escolha da matéria-prima. A longo prazo, isso significa economia para você, já que o uniforme permanecerá como novo por mais tempo. Além disso, influencia na aparência e, consequentemente, na imagem de sua empresa, valorização da sua marca.
Há um tempo existe uma tecnologia têxtil para ajudar com as bolinhas nas roupas. É a malha antipiling, vamos apresentá-la, além de dar dicas de cuidados para evitar que o uniforme apresente bolinhas.
Como funciona a malha antipiling
O piling surge devido ao atrito do tecido ou malha no momento da lavagem e até mesmo durante o uso. Um cinto que fica em contato com uma camisa ou jaqueta com blusa, por exemplo, com o tempo, provoca fricção suficiente para provocar o surgimento do piling.
As fibras mais curtas se soltam e formam nós, as bolinhas. A malha antipiling recebe um acabamento que reforça as fibras têxteis. Dessa maneira, o material torna-se mais resistente ao atrito. Consequentemente, diminui-se a formação de bolinha.
Nem todo tipo de malha tem o acabamento antipiling.
Na W3, trabalhamos com as seguintes malhas antipilings:
- PV ou malha fria
- Piquet
- Malha penteada de algodão
Com a pandemia do novo coronavírus, esse material nem sempre está disponível. Mas a W3 faz o possível para ter o acabamento antipiling sempre à disposição, pois, devido ao custo-benefício, a maioria dos clientes prefere malhas com essa tecnologia.
Dicas de cuidado para evitar formação de bolinhas
A dica que vale para conservação de qualquer peça é seguir as indicações da etiqueta. Nela, consta a lista do que você pode fazer e o que é proibido de acordo com a matéria-prima e outros detalhes do seu uniforme. Neste outro artigo, traduzimos os símbolos das etiquetas para você.
Mas há outras orientações gerais importantes.
Quantidade de roupas na máquina
Não coloque mais peças do que o recomendável na máquina de lavar. Quanto mais roupas juntas, maior é o atrito. Dessa maneira, a probabilidade de surgirem bolinhas é maior. Esse cuidado básico conserva a peça por mais tempo, vale a pena prestar atenção nesse momento.
Prefira sabão líquido
Por diluir-se na água, o sabão líquido causa menos atrito entre as roupas. Esse pequeno cuidado evita a formação das indesejáveis bolinhas. Dessa maneira, sempre que possível prefira esse tipo de sabão.
Use sacos protetores de roupas
As peças podem ser colocadas em sacos próprios para lavar. Além do piling, evita a deformação das roupas e outros danos. Vale a pena investir nesse acessório para conservar as roupas como novas por mais tempo.
Não coloque roupas delicadas na máquina de lavar
Por mais tentador que seja, não coloque peças delicadas na máquina. A etiqueta vai indicar se a roupa deve ser lavada à mão ou a seco. Não ignore essa informação de maneira alguma. Caso contrário, é provável que vão surgir bolinhas e outros problemas. Essa instrução significa que o tecido ou malha é delicado, assim, as fibras podem se soltar mais facilmente da roupa.
O que fazer se surgirem bolinhas
Há duas maneiras seguras de remover o piling.
- Com o papa bolinhas: um acessório simples e barato próprio para remover o piling. É encontrado em casas de utilidades domésticas e no comércio popular.
- Fita adesiva: coloque a fita sobre as bolinhas e puxe.
Não use lâmina de barbear para remover as bolinhas. É arriscado e anti-higiênico.
Além de escolher uma malha antipiling sempre que possível, compartilhe as dicas de cuidado com os colaboradores. Eles ainda vão cuidar melhor dos uniformes e aproveitar as orientações para cuidar das roupas deles de forma geral.