Living coral: conheça a cor Pantone 2019 e veja como ela já está sendo usada
A Pantone divulga anualmente a cor do ano seguinte. Assim que a empresa anuncia a cor do ano, profissionais do mundo da moda, da publicidade e outras áreas que têm a criação no dia a dia começam a estudar a cor. Desta vez, a tonalidade escolhida – a living coral – já estava sendo vista nas passarelas do mundo inteiro e por isso deu ainda mais o que falar.
A cor apareceu nos desfiles de Verão de Marc Jacobs. O iPhone XR também usou a living coral no design.
Durante 2018, o tom ainda foi sucesso entre as famosas. Tanto que o Gshow divulgou uma matéria com os looks com tonalidades que lembram os recifes subaquáticos.
Código da living coral e conceito
A referência na paleta de cores da living coral é PANTONE 16-1546. De acordo com o vice-presidente da Pantone, Laurie Pressman, a cor não é apenas calorosa e sim um abraço.
“Estamos olhando para as cores que trazem nutrição e conforto e familiaridade que nos fazem sentir bem. Não é muito pesado. Queremos jogar. Queremos ser elevados”, afirmou Laurie Pressman.
O vice-presidente da Pantone continua a explicar o conceito por trás da living color:
“Assim como os recifes de corais são uma fonte de sustento e abrigo para a vida marinha, o vibrante, e, ao mesmo tempo, maduro living coral nos envolve com calor e nutrição para proporcionar conforto e flutuação em nosso ambiente continuamente mutável”.
Como as cores do ano são escolhidas?
São realizadas pesquisas de tendências durante o ano todo. Mais do que ditar uma cor, a intenção da Pantone é retratar o espírito do tempo. Assim, a empresa analisa comportamentos e outras questões importantes para formar um conceito que resultará em uma cor alinhada com o contexto mundial.
Essa pesquisa é importante, pois as cores têm funções bem mais do que estéticas, ajudam a transmitir ideias e provocam sensações. Por isso, é importante uma análise parecida com a da Pantone quando você for definir as cores de uma peça gráfica, uniforme ou vitrine.
Cores do ano Pantone que fizeram muito sucesso
Desde 2000, a Pantone lança a cor em dezembro. A primeira foi a Cerulen, um tom de azul. Veja abaixo as outras cores que a Pantone já elegeu.
A cor que mais fez sucesso nos últimos tempos foi a Marsala. Eleita cor do ano de 2015, o tom de vermelho com toques de marrom continua muito presente, principalmente na moda.
A cor de 2018 foi o Ultra Violet, um tom de roxo bastante vibrante. Grandes marcas como Nubank e Evo (cliente da W3) usam tons próximos. Mais que o uso idêntico da cor, a Pantone e toda onda de uso da cor usada depois da divulgação, pode influenciar a adoção de cores próximas.
Living Coral e aplicações reais
A nova logo da W3 também tem um pouco da cor do ano de 2019, já que a Living Coral tem pigmentos de laranja e rosado. A cor é indicada para quem deseja passar conceitos que têm a ver com energia, criatividade e inovação.
É interessante acompanhar as novidades da Pantone. Elas podem inspirar as criações em todo mundo, já que, como mostramos neste outro artigo, é uma escala mundial.