Home Office: o que aprendemos com nossa primeira experiência
Mesmo as empresas que nunca pensaram em home office precisaram se adaptar para continuarem suas atividades durante a crise do Coronavírus. Foi o caso da W3 Uniformes Corporativos. O setor de marketing e vendas, composto por dez pessoas, trabalharam de casa pela primeira vez. Para nós, é importante ressaltar alguns pontos sobre a primeira experiência com home office.
A presença no escritório era considerada chave para que o trabalho pudesse acontecer em equipe. Estar juntos permitia um acompanhamento do trabalho de cada consultor de vendas e ajustes rápidos. Além disso, a equipe comercial precisa trabalhar durante o horário de funcionamento das empresas. Assim, boa parte das tarefas, como contato com clientes, precisam ser realizada durante o expediente.
Dessa forma, a realidade da W3 é bem diferente das empresas que, normalmente, oferecem vagas de trabalho remoto. Isso porque a comunicação assíncrona e cada um fazer o seu horário não é o ideal para a W3 Uniformes Corporativos.
Mas conseguimos nos adaptar e os resultados têm sido interessantes. Por isso, neste artigo, vamos relatar nossa experiência para ajudar empresas que estão fazendo home office, especialmente as que usam o formato pela primeira vez.
Saúde em primeiro lugar: instruções para se proteger do Coronavírus em casa
A W3 Uniformes Corporativos optou pelo home office para os setores de marketing e vendas por questões de saúde. Além disso, embora com adaptações, são os únicos setores da empresa que conseguem desempenhar o trabalho à distância. Por entender que em casa também é preciso se cuidar, os funcionários receberam instruções sobre como se proteger.
“Os colaboradores sentiram-se cuidados pela empresa, com a estratégia, estão valorizando a oportunidade e se empenhando cada dia mais para a entrega de resultados”, disse Michele Santiago, diretora comercial, sobre o time que lidera.
Além disso, os colaboradores que precisaram ir para a fábrica também foram orientados. Para eles, tanto instruções para se cuidarem fora da empresa quanto dentro foram transmitidas. Também esclarecemos o que estava acontecendo na empresa para que todos pudessem trabalhar com mais tranquilidade e cientes da missão de ajudar empresas do setor de saúde durante a crise, demanda prioritária atualmente na nossa fábrica.
Criação de ambiente e rotina parecida com a do escritório
Um dos consultores de vendas da W3, David Almeida, organizou o espaço de trabalho em casa de forma bem parecida com o escritório. Ele também se veste como se fosse trabalhar e cuida do visual, pois além das reuniões em vídeo com os colegas de trabalho, tem usado muito a ferramenta com clientes.
A diretora comercial juntamente com a CEO da W3 e departamento de RH e marketing, estabeleceu horários parecidos com o que acontecia na empresa. Eles começam a trabalhar, almoçam e finalizam o dia no mesmo horário, juntos.
Dessa forma, todo time ficou unido e sabe que pode contar uns com os outros a qualquer momento dentro do expediente. Deixar a rotina mais parecida com o que se fazia antes também ajuda bastante na adaptação, principalmente para a primeira experiência com home office.
Alinhamento constante em videoconferências
As videoconferências são uma das principais ferramentas no home office da W3. Durante o dia, há três reuniões de alinhamento entre os consultores, a diretora de vendas e os profissionais de marketing.
Os motivos desses encontros virtuais são muitos. O primeiro deles é organizar as demandas e dar feedbacks sobre produtividade. O segundo é manter a energia e motivação da equipe.
Dashboard com métricas essenciais
Para acompanhar o trabalho em casa, a W3 estabeleceu indicadores de desempenho alinhados ao momento.
Há meta diária e os relatórios deve são feitos todos os dias também. Com o objetivo de avaliar a produtividade, foi desenvolvido um dashboard em que consta o número de ligações, WhatsApps trocados e e-mails.
Os dados são fundamentais para realizar ajustes estratégicos. Como diria Peter Ducker:
“Aquilo que não se pode medir, não se pode melhorar”.
Cuidados essenciais com a imagem: uniforme no home office também
As videoconferências substituíram as visitas e reuniões presenciais com o cliente. Por isso, a equipe foi orientada a vestir a camisa da W3 em casa também, além de tomar todos os cuidados com a imagem para que o mercado consiga ver os esforços dos colaboradores, o mesmo de quando estávamos no escritório.
Avaliação do time sobre a experiência com home office
Para Larissa Durigueto, consultora de vendas da W3, ela continua a mesma no home office.
“Para mim, não mudou nada, mantenho a rotina com o banho, roupa de trabalho e foco”, afirmou.
David Almeida também tem avaliado a experiência como positiva.
“Minha rotina permanece, tenho até mais foco. Apenas a forma como absorvo as coisas mudou. Tenho mais atenção agora para aproveitar as informações, reuniões e ajuda da equipe”, disse.
A W3 Uniformes Corporativos está focada em ajudar as empresas hospitalares e proteger os funcionários. Veja outros artigos que mostram dicas úteis para esse período aqui.