Você se veste como a ocasião profissional pede? Veja orientações de quem entende do assunto!
O jovem Wander Marcos Adriano conta que a vida dele transforma-se em uma comédia digna de filme na hora do almoço. Esse é o momento que divide o dia dele entre os dois trabalhos que tem: na parte da manhã em uma construtora e à tarde em uma agência de publicidade.
Isso porque além de toda correria normal por ter mais de um emprego, há um detalhe importante. As roupas de trabalho usadas no primeiro e segundo tempo são diferentes. Assim, ele precisa usar um banheiro para se arrumar para a segunda etapa do dia. Nos dois trabalhos ele é gerente de marketing, mas lida com públicos e mercados diferentes em cada um.
“Na construtora, faço parte da equipe, somos integrados na missão de agradar o cliente e homogêneos na visão de melhoria constante. Na agência, sou o profissional que lida diretamente com quem assina o contrato com a empresa, preciso transmitir credibilidade e segurança para os clientes”, explica Wander.
Na construtora são fornecidos uniformes – camisas polo e social. Dessa forma, ele tem a opção de escolher entre o casual – com a polo – e mais formal – com a social. Na agenda, ele tem compromissos para os dois modelos de uniforme. Já o dress code da agência nunca foi tratado formalmente. Mas Wander sabe que precisa transmitir mensagens diferentes nos dois locais de trabalho. Além disso, obviamente, é inapropriado que ele trabalhe com as cores e logo da construtora na agência.
Escolha pela roupa social para o trabalho
Wander lida diretamente com clientes finais na agência. O foco são empresários à frente de negócios B2B, business to business. Ou seja, a maioria dos profissionais com quem fala são executivos que não vendem diretamente para o consumidor e sim para outras empresas.
Como os profissionais com quem ele conversa são mais formais, a escolha foi o traje social. Na mochila, ele leva cinto, calça, blusa e sapato, todos sociais. Felizmente, o uniforme da construtora é usado primeiro, assim, o da agência não amassa tanto.
Nem mais, nem menos – na medida: a roupa ideal de trabalho
Cristina Granado atualmente é coach e trabalhou com vendas executivas por cerca de 11 anos – foi de vendedora à gerente. Ela afirma que a escolha de Wander é muito pertinente.
“Vestir-se adequadamente é sinal de respeito ao cliente e mostra que o profissional tem credibilidade. Antes de falar e mostrar a competência, ele é visto e avaliado, até inconscientemente pelo outro”, diz a coach.
Apesar do cuidado com o visual parecer básico, muitos profissionais esquecem de observar o dress code de cada ocasião profissional. Em dia sem reuniões externas, é possível ir trabalhar com uma produção compatível com as atividades. Mesmo assim é necessário um respeito aos códigos da empresa, ao dress code. Afinal, as mensagens que transmitimos aos colegas, sejam superiores ou não, também são importantes. Mas em reuniões, é necessário um cuidado maior.
Cristina Granado conta que uma vez viu uma pessoa ir negociar um contrato muito alto em uma joalheria famosa nacionalmente com roupas incompatíveis. A calça que o profissional vestia estava até desgastada nas pernas. A empresa de treinamentos vendia serviços com valores acima da média.
“É preciso ter em mente o seu papel na empresa. Você a representa. Além disso, você constrói sua credibilidade por meio de várias coisas, inclusive do visual. O produto ou serviço que vende precisa ser compatível com a forma que você se apresenta. Sua roupa pode te auxiliar ou depor contra você”, alerta Cristina.
A coach lembra que uma produção muito sofisticada pode não ser o ideal se o dress code do local é outro. Tanto quem está “mal vestido” quanto “bem vestido demais” pode causar incômodo. Assim, o ideal é sempre observar a empresa que o profissional representa e com quem ele irá lidar.
5 segundos para causar boa impressão
Em um artigo publicado na Sociedade Brasileira de Coaching, SBCoaching, a vice-presidente, Walesca Farias, afirma que uma pessoa leva poucos segundos para construir a imagem da outra. Por isso é importante estar sempre atento ao visual.
“No processo de construção de imagem são necessários apenas cinco segundos para que uma pessoa construa uma impressão a seu respeito e a forma como você está vestido contribui ou não para que essa impressão seja positiva ou negativa”, disse.
A presidente da SBCoaching também afirma que a relação entre a forma que o colaborador se apresenta é decisiva tanto para a credibilidade dela quanto da empresa.
“Está cada vez mais claro que a imagem tem influência direta na percepção sobre a credibilidade do profissional e da empresa”, diz.
Melhoria da imagem empresarial
O Wander tem feito a parte dele para representar bem a empresa e ter credibilidade no mercado, e você? Oferecer uniformes e boa orientação é uma das maneiras de ajudar o seu colaborador a se vestir adequadamente para o dia a dia. Além disso, você garante que ele transmita a mensagem que você deseja.