Cores do ano Pantone 2021 nos uniformes
Um acontecimento inédito marcou o esperado anúncio da cor do ano Pantone. Pela primeira vez, a referência mundial no assunto elegeu dois tons como as cores do ano 2021: o Ultimate Gray (cinza) e Iluminati (amarelo). Na W3 Uniformes Corporativos, o cinza é uma das cores que mais aparecem nas peças. O amarelo também é bastante usado.
Neste artigo, vamos explicar como os dois tons são utilizados já. Também iremos mostrar as indicações de como usar a dupla da Pantone 2021 nas peças corporativas.
Variações de cinza nos uniformes
Segundo a designer de moda da W3, Rafaela Requeijo, o cinza é muito usado na confecção de peças corporativas. O principal motivo é a sua fácil harmonização com as demais cores. De acordo com ela, ele pode ser considerado uma cor “base” no ramo de uniformização, assim como o preto e branco. O cinza marcou presença na agenda de compras da W3 em todos os meses de dezembro de 2016 a dezembro de 2020, período que temos registro.
Marcas atendidas pela W3 que usam cinza, grafite, chumbo e cinza mescla
Arcor, Mangalarga marchador, Oi, Unimed Aeromédica, Unimed Lavras, Unimed Federação, Unimed Noroeste de Minas, Grupo Mário Valadares (Shopping Oiapoque, Só Marcas, Shopping Tupinambás, ESAB, Sandvik, Eco Diagnostica, Magnesita, Honda AutoJapan, CNH Industrial – Iveco, Ownergy, FCA, Rock Content, DTI Sistemas, Embaré, Port Distribuidora, Geoestável.
Cinza nas opções de compras de uniforme Essencial
No final de 2020, a W3 Uniformes Corporativos criou um formato de compras para atender a uma parcela maior do mercado com as peças mais procuradas. As opções incluíram as cores. O cinza, mescla e grafite são algumas das possibilidades. Dessa forma, em uma modalidade com prazo recorde (7 dias para BH e região metropolitana), quantidade mínima de 10 peças e preço reduzido, o cliente pode ter o uniforme na cor que será tendência em 2021.
Mas, atenção, só use uma tendência se ela for adequada à cultura e identidade da sua marca.
Amarelo nos uniformes
O amarelo também aparece em nossos uniformes com frequência, não tanto quanto o cinza. Isso porque a cor costuma aparecer em detalhes nas peças sutilmente, com finalidade de complementar e iluminar, ou origina-se da logo do próprio cliente. Seja na gola de uma blusa polo, ou na linha de bordado, ou até mesmo em uma peça que é toda confeccionada por um tecido amarelo.
De dezembro de 2016 a dezembro de 2020, o único mês que a cor amarela não entrou na agenda de compras da W3, foi em maio de 2020.
Amarelo: Oi, Santa Cruz Acabamentos, Supermercado BH, Plena Alimentos, Clube Labareda, Instituto Newton Paiva, Hangar dos Pães, Skol, ESAB, Jovem Pan, TV Globo, Grupo Mário Valadares (Shopping Oiapoque, Só Marcas, Shopping e Shopping Tupinambás), Unimed Barbacena, Previsa, Minas Arena, RCA Distribuidora, Port Distribuidora, Vallourec, CDL, Silmáquinas, Seculus Relógios, Embaré, CNH Industrial, Banco do Brasil.
A harmonização das cores quanto à moda
Durante a semana de moda de Nova York – Primavera/Verão, as cores escolhidas pela Pantone para representar o ano de 2021 já estavam presentes.
O cinza da Pantone é uma cor neutra que contém pouco reflexo e baixa intensidade, mas se harmoniza facilmente com as demais cores, sendo elas frias ou quentes.
Já o amarelo é considerado uma cor quente, vibrante, inspiradora e que desperta a criatividade. Sua cor complementar é o violeta, o contraste entre essas duas cores é predominante. Suas cores análogas são: verde claro e laranja claro, dando aquele efeito de tom sobre tom, com a base da cor amarela.
A junção de ambas as cores da Pantone resultou em um casamento de cores que transmite a mensagem de força e esperança, trazendo uma ideia inspiradora e duradoura. Essa junção de duas cores independentes criou uma harmonização de cores aspiracional.
Seja na primavera/verão ou no outono/inverno, a mistura das cores em um look composto com roupas e acessórios, vai resultar em harmonioso e iluminado, carregando sofisticação e neutralidade. É valido investir em estampas combinando as duas cores, em pequenos detalhes, usar uma das cores como base e complementar com a outra.
Significados cores Pantone 2021
Como sabemos, a empresa analisa tanto o que já vem sendo usado no mundo inteiro quanto as mensagens que deseja transmitir.
A dupla entre cinza (Ultimate Gray) e amarelo (Iluminati) traduziram a necessidade do coletivo. Além disso, o Iluminati é o tom do otimismo enquanto o cinza evoca o que é sólido. Ou seja, 2021 exigirá de nós esperança com os pés no chão.
“Prática e sólida como uma rocha mas, ao mesmo tempo, reconfortante e otimista, esta é uma combinação de cores que nos dá resiliência e esperança. Nós precisamos nos sentir encorajados e elevados; isso é essencial para o espírito humano”, declarou a diretora executiva da Pantone, Leatrice Eiseman.