Camisetas com frases: origem e peças mais marcantes na história
Bonitas, divertidas, confortáveis e versáteis: assim podemos definir as camisetas de malha com frases e estampas divertidas.
Elas estão muito presentes no dia a dia e são cada vez mais comuns como parte de uniformes corporativos. Afinal, com frases conseguimos inspirar, informar ou motivar as pessoas. É uma forma de falar, mostrar o que é importante sem dizer uma palavra. E como a peça corporativa é usada frequentemente, as mensagens que você deseja fixar são lembradas de forma recorrente.
Entender como as frases foram parar nas camisetas ajuda-nos a compreender como usar camisetas com frases de forma estratégica, divertida, porém, forte. É o que vamos mostrar neste artigo.
Quando as pessoas começaram a usar camisetas com frases
Na década de 60, tempo marcado por revoluções políticas e manifestações artísticas, as camisetas com frases começaram a surgir, traziam slogans de movimentos sociais e culturais, principalmente dos grupos hippie e punk. Várias pautas de seus movimentos se tornavam frases marcantes para estampar camisetas, as peças tornaram-se ferramentas de luta.
Nas décadas seguintes, essa moda foi se consolidando e as grandes marcas começaram a estampar suas camisetas com frases trazendo referências às tendências, estilos e identidades. E isso retrata o que temos hoje na moda atual e no mercado, camisetas com frases que trazem referências a toda essa cultura contemporânea, da música, do cinema e de estilos de vida.
Camisetas com frases mais famosas na história
As camisetas de malha com frases ou estampas são versáteis. A história mostra isso. São usadas com objetivos comerciais, para motivar equipes, mostrar mudança de postura ou no que alguém ou uma empresa acredita. Como recorrentemente falamos aqui, a expressão “Vestir a camisa” é mais poderosa do que você imagina. Dessa forma, uma camiseta funciona quase como uma bandeira do que as pessoas ou organizações levantam e acreditam.
I love NY: incentivo ao turismo
As camisetas que expressam o amor por um país ou cidade começaram a ser usadas com um objetivo muito específico. A meta era estimular o turismo em Nova York. A campanha surgiu em 1976, mas o designer que criou o logotipo, Milton Glaser, mal imaginava que a estampa seria tão famosa. Tanto que o pagamento foi um bônus. A marca é registrada e tornou-se símbolo de uma das cidades mais queridas do mundo.
“I Love NY More Than Ever”: apoio e união após o 11 de setembro
Registrou-se um grande aumento no número de camisetas I love NY depois da maior tragédia na cidade, os ataques às Torres Gêmeas. Glaser, que criou o símbolo em 76, para mostrar apoio à causa, desenvolveu uma nova versão da estampa clássica – “I love NY more than ever”, com uma mancha escura no coração. O objetivo agora era outro: fortalecer um povo em luto, demonstrar o amor pela cidade.
Camiseta com smile: camiseta feita para funcionários sorrirem mais, ou não
Há controvérsias sobre a criação da camiseta com o smiley. Harvey Ball diz que foi ele o criador, em 1963. O objetivo seria fazer os funcionários de uma empresa americana a sorrirem mais. No entanto, como achou que a campanha teria impacto apenas local, ele nem a empresa registraram o símbolo que hoje é o emoji mais clássico de todos.
O símbolo teria sido usado por movimentos estudantis, na década de 70, quando ganhou mais visibilidade. Mas foi o francês Franklin Loufrani quem registrou o rostinho sorridente como smiley. Ele também criou a empresa Smiley Company, atuante até hoje.
O atual emoji subiu até nas passarelas da Dior, em camisetas, na década de 80.
Camisetas da Mari Palma no G1: reinvenção do jornalismo e expressão pessoal
A jornalista Mari Palma chamou atenção de todo país quando começou a aparecer na TV para comentar notícias do G1. Cada dia com uma camiseta criativa, as blusas transmitiam um ar menos formal no jornalismo. A profissional conta que dependendo das notícias não usava certas estampas. Afinal, não é de bom tom informar sobre uma tragédia com uma camiseta que faz alusão ao pagode.
Ou seja, a jornalista sabia se adequar de acordo com o que acontecia no momento. Com certeza, ela ajudou a popularizar ainda mais as camisetas divertidas. Mostrou que a Globo estava de olho nas tendências ao trazer um formato mais leve para a TV e ela não deixou sua personalidade para trás.
Prefiro Toddy ao Tédio: o mood de Cazuza
Os roqueiros são famosos por expressarem-se livremente. As camisetas de banda evidenciam muito isso. Cazuza usou a camiseta “Prefiro Toddy ao Tédio” e contava muito sobre quem era com a peça. Intenso, ele vivia a mil por hora, aqui não iremos julgá-lo sobre as consequências dos atos do poeta, apenas a forma como a camiseta o representou.
A frase, ao contrário do que muitos pensam, não é dele. É da poeta Ledusha Spinardi, saiu do livro Risco no Disco. O poema chamado New Malakóvski faz referência à Malakóvski que escreveu: “Prefiro morrer de vodka do que morrer de tédio”.
No caso de usar uma blusa assim, é preciso ter muito cuidado. São famosas as camisetas “Cheguei atrasado, não queria ter vindo”. Esse tipo de mensagem é perigosa. Assim, pense duas vezes no impacto que vai ter em sua imagem quando usá-la.
Como sua empresa pode usar frases nos uniformes
Há várias formas da camiseta com frase ser o uniforme da sua empresa. Pode ser o uniforme oficial, se o dress code permite. Importante ressaltar que até em eventos as pessoas têm usado camisetas. Normalmente, a produção é composta com um blazer para quebrar a informalidade dessas blusas para quem precisa de um toque social. Assim, resulta em um visual interessante e criativo.
Se a formalidade é mais estrita para você, precisa ser seguida mais à risca, em nossas redes sociais, sugerimos um uniforme para a sexta-feira light, que é o dia em que uma empresa decide afrouxar o dress code, permitindo que a equipe vá trabalhar com roupas menos formais e mais divertidas. Por isso, a camiseta com frases cai bem nesta ocasião.
Também existe a possibilidade da camiseta ser usada em campanhas de vendas ou internas. Assim, você reforça as mensagens necessárias no momento.
Na W3, criamos uma coleção inteira com camisetas de malha, a “Mostre seu valor para o mundo”. Apresentamos todas e os resultados incríveis com elas neste artigo.
Ficou interessado nas camisetas com frases? Converse com o Time W3 e leve essa ideia para a sua empresa.