Case Avenue Code: camisetas unem time ao redor do mundo
Quando Daniela Danielle Borges, Diretor of Human Resources – The Americas da Avenue Code, propôs camisetas para a Avenue Code, o CEO da empresa ficou apreensivo.
As pessoas são únicas, como vamos deixar todos iguais?
A gerente global de RH disse que a ideia não era essa e que os próprios colaboradores pediam peças para trabalharem. Além de fornecer uma roupa para a equipe trabalhar, o objetivo era reforçar a comunidade, o orgulho de pertencer à consultoria de Tecnologia de Informação (TI) que, hoje, tem cerca de 500 colaboradores no mundo todo.
Começamos com camisetas mais tradicionais, só com o logo, preta e branca. O nosso CEO perguntou se eu estava pagando as pessoas para usarem as peças. Foi um teste, mas a aceitação foi tão grande que começamos a fazer as camisetas em outras cores. Com o passar do tempo, as blusas passaram a acompanhar campanhas que mostram nossa cultura, causas e outros. Daí, camisetas mais criativas começaram a ser criadas, afirmou.
Segundo a Internal Communications Coordinator da Avenue Code, Pollyana Motta, a Avenue Code trabalha o employer branding desde antes do assunto estar em alta. A criação de camisetas e outros brindes ajudaram a construir o orgulho de vestir a camisa da consultoria de TI.
Esse sentimento sempre foi trabalhado com mensagens positivas, significativas, as camisetas ajudaram muito.
Reposicionamento com camisetas
Quando Pollyana entrou para o time da Avenue Code, a empresa estava passando por um rebranding. Era preciso mostrar a nova identidade, com novas cores e os valores a que elas estão associadas.
Tive a oportunidade de trabalhar uma paleta de cores vibrante e muito diferente. O trabalho foi muito bem-sucedido, pois nos momentos de feedbacks, por exemplo, as pessoas começaram a citar a nossa ideologia. Afirmações como ‘fulano tem muito passion (um dos valores da Avenue Code)’ ficaram comuns no dia a dia, afirmou.
As camisetas fizeram tanto sucesso que a coordenadora de comunicação esbarra com muita gente, fora do ambiente de trabalho, com elas. Como foram produzidas muitas desde a primeira, o desfile com camisetas da Avenue Code acontece com vários modelos.
One Avenue Code: sentimento de unidade
A Avenue Code tem escritórios em Belo Horizonte, Porto Alegre, São Paulo, Montreal (Canadá), São Francisco (Estados Unidos) e Nova York (EUA). Mas a equipe não se restringe a esses lugares, há colaboradores em toda parte. Apesar das diferenças culturais, o desafio da Avenue Code é fazer algo global para mostrar que todos fazem parte do mesmo grupo.
Todas as campanhas são globais, é preciso fazer sentido para todo o time. O lema é One Avenue Code.
Um exemplo de camiseta criada pela Avenue Code é a Pride, para junho, mês do orgulho LGTBQI+. É uma causa da Avenue e de toda comunidade da empresa. Além de usar nos escritórios, os funcionários foram às paradas e outros movimentos com a camiseta. Usaram-nas depois também, já que a causa é nobre o ano inteiro.
Processo de criação para as camisetas
A equipe que cria o design das peças e conceito é brasileira. No entanto, há um cuidado para que haja uma influência de todos os locais onde há representantes da Avenue Code. Não há mudança de material e todas as peças são produzidas na W3 Uniformes Corporativos. Do Brasil, elas são enviadas para onde há funcionários da Avenue Code.
Aliás, uma das campanhas criadas pela gerente global de RH foi a Avenue Around The World. Os colaboradores enviaram fotos com as peças em pontos turísticos do mundo inteiro, como o Big Bang, na Inglaterra.
“Quero a camiseta para minha família”, pedem funcionários
As camisetas da Avenue Code fazem tanto sucesso que os colaboradores querem peças extras para a família. Nesse caso, eles contribuem com um valor simbólico pelas camisetas adicionais para quem não faz parte do quadro de funcionários. Nem sempre elas são liberadas para aqueles que não fazem parte da equipe. Quando é algo muito interno, um desafio, por exemplo, fica restrita aos colaboradores.
Prêmio cobiçado: jaqueta
Uma peça têxtil também leva o time da Avenue à loucura. É uma jaqueta bem diferente que é dada como premiação para quem vence um desafio.
“A peça é disputadíssima, todo mundo quer, mas é exclusiva e depende de vencer o challenge”, explica Pollyana.
A peça é produzida por um fornecedor especialista apenas em jaquetas e não pela W3, mas amamos a iniciativa.
Inspiradora a forma que a Avenue Code usa as peças, não é mesmo? Que tal fazer para sua empresa também?