Entenda como o dress code bem definido ajuda a resolver problemas comuns em empresas
É comum ver empresários reclamarem que os colaboradores têm ido trabalhar mal vestidos. Essa, inclusive, é a queixa mais frequente, como mostrou a pesquisa da Office Team e detalhamos em outro artigo. É fácil entender porque a roupa inadequada incomoda tanto. Ela tem impacto na imagem da empresa no mercado.
Mas você já parou para pensar que o problema pode estar na falta de um dress code ou de comunicá-lo? Ele consiste em um conjunto de normas de como se vestir para trabalhar em uma determinada empresa. Inclusive, é um direito do empregador, garantido pela legislação, definir as regras de vestimenta e fazer com que elas sejam respeitadas.
No entanto, se você tem essas regras na empresa pode acontecer de elas não serem suficientes, pois os funcionários não estão seguindo. Definir o dress code da maneira correta também pode ajudá-lo bastante a ter melhores resultados na forma como seu colaborador se apresenta.
Para entender quais regras fazem mais sentido para sua empresa e outros detalhes, entrevistamos a consultora de imagem e estilo Patrícia Marques.
Como a falta do dress code pode gerar falha de comunicação do negócio
“O objetivo do dress code é ordenar e padronizar um visual para comunicar uma mensagem do que é importante para a empresa através da imagem pessoal de quem o segue. A ausência desse código de vestimenta pode gerar uma falha na comunicação dos valores e do propósito da marca”, afirma a consultora de imagem Patrícia Marques.
Ela afirma que a empresa em que o dress code é ausente corre o riscos de não fechar contratos, pode atingir o público errado ou ainda não ter o valor percebido alinhado ao planejamento estratégico.
O que considerar quando for definir o dress code da empresa?
Patrícia orienta, primeiramente, a pensar no que a empresa deseja transmitir para o mercado.
“Essa mensagem pode conter adjetivos que fazem parte dos valores da empresa”, explica.
Devem ser considerados especialmente os colaboradores que tiverem contato direto com o cliente. Além disso, deve-se atentar para as tarefas desempenhadas por quem vai vestir a peça. As roupas precisam ser funcionais para os colaboradores.
Dress code formal
Outro ponto importante de se avaliar no momento de pensar no dress code é se há algum grau de formalidade. Se existir além de pensar em peças sociais, deve-se observar como o cliente se veste também. Como mostramos em um outro artigo, a coach Cristina Gramado contou como uma consultora de vendas atendeu a uma joalheria vestida de forma totalmente inadequada. A forma com que ela se produziu não condizia com o valor dos produtos que ela vendia nem com a empresa em que ela estava e a qual ela foi atender. Dessa forma, a roupa é a apresentação, causa o primeiro impacto de fato, já que não é preciso dizer nenhuma palavra para que a mensagem chegue ao receptor.
Peças variadas no código de vestimenta
Patrícia chama atenção para as particularidades de cada pessoa na empresa. Em uma organização, há colaboradores com vários biotipos. Assim, uma peça que fica bem para um não fica interessante em outra pessoa, o que também prejudica a imagem da empresa e o bem-estar do colaborador. Dessa forma, o empregador pode permitir mais de uma peça para livre escolha do colaborador. Pode incluir, por exemplo, saia e calça. Neste caso, deve dizer quais devem ser as características das opções.
Como comunicar o dress code
A importância de um Dress code bem definido é fundamental,mas ter um dress code e não comunicá-lo é arriscado. Pode não ficar claro como você espera que seu funcionário se vista. Há várias formas de se fazer isso e os colaboradores querem ser orientados.
Quando Glória Kalil foi chamada para orientar funcionários sobre mudança de dress code na empresa X, os funcionários a surpreenderam com X dúvidas. Ou seja, os trabalhadores também estão preocupados em como irão trabalhar e você pode pode ajudá-los. Vestir-se é uma tarefa cotidiana, mas não tão simples, ainda mais no trabalho.
Uma das maneiras de ajudar o colaborador a se vestir é como a empresa que contratou Glória Kalil escolheu, com palestras, workshops. Outra forma é ter manuais de estilo. Segundo Patrícia, quanto mais ilustrado melhor. O ideal é que esse material seja feito por um consultor de estilo em conjunto com um representante da empresa.
Patrícia também sugere que as empresas invistam em lojas parceiras que tenham as peças adequadas do ponto de vista do dress code profissional. Pode-se até conceder descontos ou um valor para que peças sejam compradas.
“Nunca em dinheiro, sempre opte por um voucher”, aconselhou.
Assim, o guia pode conter inspirações de produção, orientações de estilo escritas e uma lista de lojas de onde encontrar as peças sugeridas. “A editora Abril tem o livro Guia Vip de Estilo Masculino com essa estrutura”, citou Patrícia.
Flexibilização do dress code
Muitas empresas têm optado por uma flexibilização da forma de vestir. A opção já comunica que a organização está mais aberta. Porém, nessa situação ainda sim, há importância em um Dress Code bem definido . Caso contrário, pode reinar o gosto pessoal e a mensagem que a marca deseja transmitir ao mercado ficar comprometida.
Uniforme como facilitador para transmitir a mensagem certa
Mesmo em empresas em que não há uniformes, pode-se ter o dress code. Porém, o uniforme é um elemento a mais para garantir que seu funcionário vá trabalhar vestido da forma que você espera. Afinal, ele vai ter as peças exatas que você deseja que ele vista. Mas Patrícia alerta para o fato de que ele deve ser muito bem pensado também. Inclusive, pode-se ter a ajuda de um profissional em imagem e estilo para definir como ele será. O corte, caimento, cores, tecido e acabamento vão dizer muito sobre quem é você para o mercado.
Importante ressaltar que o uniforme não elimina que você tenha um dress code. Afinal, pode acontecer de você não fornecer todas as peças. O mais comum até é que as empresas forneçam apenas as camisas, por exemplo, embora disponibilizar todas as peça seja o mais indicado.
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