Experiências que geram engajamento com uniformes ou brindes
Uniforme é mais do que um item de identificação ou obrigatoriedade. Com essas os uniformes, você pode auxiliar o engajamento da equipe, inclusive em tempos nos quais o home office é alternativa parcial ou total em várias empresas. Para quem está na fase de reabertura, também é possível engajar a equipe, trabalhar os sentimentos de insegurança e muito mais.
Os brindes e outras peças também têm esse potencial. Eles podem ser usados tanto em ações com clientes quanto com o público interno. Por isso, devem ser vistos de forma estratégica.
Para extrair o máximo potencial possível das peças corporativas, sejam uniformes ou brindes, você pode trabalhar o live marketing.
Mas o que é Live Marketing?
No período de pandemia, muitas empresas encontram dificuldade em continuar conectados com seus clientes e funcionários. Conexão é um dos efeitos do live marketing, já que, segundo Ana Eliza Avelar, especialista no assunto, live marketing é uma estratégia voltada para a experiência do consumidor que visa o alcance de interlocução viva entre a marca e o cliente, tornando possível gerar um engajamento e relacionamento definido com a marca.
Diante de diversas mudanças, tanto de mercado quanto internas, se uma empresa continua ativa, mesmo em um período incerto, investir em estratégias de live marketing é estratégico para reforçar os laços.
“As empresas precisam olhar para o mercado e pensar:
Como posso gerar experiências positivas para o meu cliente?
Como impactá-lo de forma criativa?
Que tipo de ação geraria engajamento?”, ressaltou.
Ser marcante em tempos de crise é ainda mais difícil, já que todos têm passado por diversos desafios. No entanto, assim como é complexo é extremamente necessário, já que nesse momento as pessoas e marcas precisam de mais apoio ainda.
Qual a relação entre uniforme e live marketing?
Para Ana Eliza, 99% das estratégias de live marketing têm um uniforme presente, principalmente em eventos e ações off-line. Muitas vezes, eles aparecem como um item secundário, mas têm papéis primordiais.
De acordo com a especialista:
- As camisas personalizadas com o logo da marca servem como um “outdoor”: uma forma das pessoas identificarem a marca que está por trás da ação.
- Quando temos uma pessoa usando uniforme ou camisa da marca também ajudamos a humanizá-la, já que por trás da roupa temos uma promotora que também precisa representar a marca.
Uniforme como o protagonista na criação de experiências
É possível que o uniforme ou brinde seja um item com maior protagonismo. Você, inclusive, não precisa criar uma ação específica com a camiseta da empresa para fazer uma ação de live marketing, pode aproveitar a entrega dos uniformes para criar experiências com a marca e gerar um engajamento diferenciado.
A própria camiseta, ou qualquer outra peça corporativa, pode ser criada para ser marcante e ser guardada como lembrança. A peça também pode despertar reflexões de acordo com um objetivo específico, trabalhar um tema necessário na empresa.
Na W3 Uniformes, já criamos algumas assim, como você pode ver na galeria abaixo.
A camiseta da UNA, segundo o professor Gutenberg está no guarda-roupa até hoje, apesar de não servir, revelou com bom humor. Isso porque é a lembrança de um evento que ele participou.
Ação com uniforme para a equipe em Home Office
Já ressaltamos em outros artigos o quanto os uniformes em home office são importantes e impulsionam o engajamento dos colaboradores.
Em tempos de pandemia, principalmente, a equipe de funcionários que está trabalhando em casa, também está contribuindo não só para a empresa, mas com a sociedade em geral, evitando locomoção e correndo menos riscos.
Uma das ideias sugeridas por Ana foi elaborar um kit de camiseta como forma de agradecimento por estar junto à empresa no período de quarentena. Logo, basta usar a criatividade com frases e figuras simbólicas para reforçar o laço da equipe e deixar claro a importância do trabalho daquele funcionário.
Força na retomada: camisetas para motivar o time
Outra sugestão de Ana Eliza é garantir camisetas motivadoras para funcionários que estão retornando ao trabalho. Afinal, muitos trabalhadores, apesar de tudo, estão voltando com satisfação pela permanência do emprego em tempos tão difíceis.
Nestes casos específicos, é importante esclarecer para sua equipe de colaboradores o quanto é importante manter funcionários ativos na empresa. Manter a empresa aberta, apesar das dificuldades, é motivo de agradecimento, principalmente durante crises. Demonstrar sua gratidão por isso deve trazer muitos frutos como ter colaboradores mais confiantes, já que paira o temor de uma demissão por causa do contexto atual.
Essa ação não só é positiva para os funcionários quanto também pode cativar os clientes sobre a percepção de imagem que é criada em relação a sua marca ou empresa.
Camisetas de brinde para clientes
Não só uniformes, a peça corporativa também pode ajudar no engajamento do cliente. Uma camiseta pode ser um brinde bem interessante. A DTI Digital, cliente da W3, confecciona várias camisetas para registrar de maneira memorável entrega de projetos ou conquistas importantes. Outros brindes, que vão além de estampar sua marca (o que é importante, inclusive), também tem um grande poder se forem bem alinhados ao perfil do cliente.
Em tempos de Coronavírus, você também pode investir em máscaras como brinde, já que é útil. Assim, você sempre será lembrado e ainda passará a mensagem de que se preocupa com o cliente.
Conte com nossos consultores
A W3 Uniformes Corporativos tem como missão ajudar aos clientes a mostrarem no que acreditam, a valorizar a marca e a razão de existir de cada empresa. Ao longo de quase 20 anos, já confeccionamos várias peças corporativas estratégicas.
Conte com nossa experiência e conhecimento para ir além com os uniformes, brindes e demais peças corporativas.