Significados da cor branca na cultura, história e natureza
Afinal, cor branca é realmente uma cor? Há quem diga que não. Na teoria da Física, realmente, o branco é ausência de cor. Isso porque a fragmentação da luz é que resulta em cores. A cor também não pode ser obtida da mistura de outras tonalidades. Mas simbolicamente a cor tem significados diversos, que nos ajudam a entender quando o branco é legal de ser usado em nossos projetos. Além disso, cor como fenômeno físico é uma coisa, cor de pigmentação é outra.
Inclusive, há quem diga que a cor branca é a união de todas as cores, especialmente no meio artístico. É uma metáfora, logicamente. Mas o fato é que o branco está presente na nossa história e cultura.
Por isso, este artigo irá apresentar os principais significados da tonalidade.
Uso da cor branca na comunicação, design e moda
O branco é uma das cores preferidas por quem aprecia o minimalismo. Assim, aparece no design gráfico e de produtos quando o desejo é transmitir mensagens de simplicidade e ao mesmo tempo sofisticação. É uma base muito boa para aplicação de qualquer tom, já que o branco é neutro.
Em dupla com o preto, tom antagônico, forma uma das duplas mais clássicas da moda e do design. É básico e ao mesmo tempo elegante. Já foi muito associado à nobreza. Apenas aqueles que desempenhavam funções que exigiam menos esforço usavam a cor. O colarinho branco, por exemplo, era destinado a quem cumpria tarefas burocráticas, por isso a expressão “crime de colarinho branco”.
Cor da paz: explicação histórica
“Bandeira branca, amor…”. O verso do samba brasileiro cantado por Dalva de Oliveira mostra que uma bandeira branca significa paz, pedido de trégua, rendição. A ideia ganhou força em Munique, no ano de 1945. Os soldados de lá penduraram lençóis brancos na cidade para esperar o exército americano sem oferecer resistência. Quando Hitler morreu, lençóis brancos também foram pendurados na Alemanha em sinal de que a guerra havia chegado ao fim.
Significado da cor branca: inícios e pureza
Na Bíblia, as vestes de Jesus Cristo ressuscitado são brancas. Existe o Domingo Branco, logo após a Páscoa. No batismo, usa-se o branco, tradicionalmente. Em todos esses contextos, o significado da cor é o início ou recomeço, além de pureza. Cristo, segundo a história, nasceu para purificar os pecados humanos. As crianças são símbolo de inocência e o batismo é um sacramento para o início na vida espiritual, além de um sacramento para limpar a pessoa do pecado original.
A cor do réveillon, mas só do brasileiro
Paz e recomeço são os dois motivos mais fortes para a cor branca ser a mais usada na virada do ano. Porém, o mais interessante é que esta tradição é brasileira. Tem influência nas religiões afro-brasileiras e começou a ganhar força nas praias de Salvador e Rio de Janeiro. É como se as pessoas encarassem o ano que está por vir como uma folha em branco e quisessem preenchê-la em clima de harmonia. Em outros países, não existe esta tradição.
É por isso que a cor também foi escolhida para a campanha pela saúde mental e bem-estar, o Janeiro Branco. Nada melhor do que o início do ano para a possibilidade de recomeços e inícios mais harmoniosos, em paz.
Cor dos uniformes da saúde
Branco é a cor da pureza porque é fácil notar qualquer sujidade em uma superfície, roupa ou objeto deste tom. É o motivo para que os uniformes da área de saúde e gastronomia serem recorrentemente dessas cores. Dessa maneira, sempre que se quer mostrar higiene, o branco é uma das escolhas mais indicadas.
O branco das noivas: menos tradicional do que parece
Antes da rainha Vitória da Inglaterra usar um vestido branco com véu e grinalda para se casar, no século XIX, as noivas usavam seu melhor vestido, não importava a cor. O véu, que só era usado depois do casamento, apareceu como novidade. O acessório foi interpretado como alusão dos véus das freiras e que Vitória seria “uma noiva de Cristo”. Mas a real intenção era impulsionar a indústria têxtil, que sofria com a forte concorrência da França. Deu certo! Até hoje o véu é usado e o branco firmou-se como tradição.
O contraponto do branco: isolamento, frieza e vazio
Na natureza, a neve é um dos principais lugares em que o branco aparece. Normalmente, ela está em longas extensões, em locais nos quais há poucos habitantes. Torna a locomoção um pouco mais complicada. Por isso, branco absoluto pode significar isolamento, frieza e vazio.
A menos que essa seja sua intenção, para não criar algo que remeta a esses significados, basta associar a elementos que quebrem essa ideia. É bom lembrar que há vários tons de branco, então fugir do tom gelo já é um bom começo para quem quer transmitir outras ideias com a cor.
Agora que você conhece o significado da cor branca, veja como outros tons aparecem na cultura, história e na natureza em nossa séria sobre as cores.