Estar bem vestido é possível independente do seu estilo: veja como sempre acertar
Muita gente acha que o estilo pessoal é uma barreira para estar bem vestido em algumas ocasiões. No entanto, como a consultora de imagem Renata Tomagnini afirma, a forma única que você tem de se apresentar por meio das roupas é um facilitador. Isso porque quem tem o estilo pessoal bem definido normalmente se conhece bem, sabe quais cores, formas e modelos a favorecem. Mas a dúvida é: Como acertar meu estilo e me vestir bem ?
A pessoa com estilo consegue traduzir quem é sem que precise dizer uma só palavra, pois a moda é uma forma de comunicação não verbal. Quando você sabe disso, se produz de acordo com as mensagens que deseja transmitir.
“Se você não se conhece e ignora as mensagens que uma roupa pode transmitir você acaba tendo um erro de comunicação, isso vai além de vestir-se bem ou não”, afirma.
Como acertar meu estilo e me vestir bem
Estilo pessoal X estar bem vestido
É possível vestir-se bem sem ter um estilo pessoal bem definido. Isso porque a adequação da produção envolve a ocasião, a cultura do local e muito mais. Segundo a consultora Renata Tomagnini, estar bem vestido é um conceito pessoal regido por valores sociais, ambiente, classe social, estilo e moda.
No entanto, quem tem estilo consegue se comunicar de maneira mais clara e coerente.
“As roupas são como mensagens, elas servem para colocar em evidência a nossa personalidade. Para isso, elas devem estar em harmonia com o nosso ‘eu’ interior. Consequentemente, isso nos traz mais autoconfiança e aumenta nossa autoestima”
Por se conhecer e ter uma autoestima mais elevada, frases como “terei que me fantasiar praticamente, pois o estilo de roupas que gosto são inadequadas para a festa”, desaparecem. Isso porque sempre é possível estar bem vestido. Não importa se você está no trabalho, em um aniversário infantil ou festa de casamento. Vale tanto para quem gosta de produções mais clássicas, fashionistas ou boho, pois há variações de peças para todas as situações e diversas formas de usá-las.
Para Renata, as palavras-chave que possibilitam vestir-se bem dentro do estilo pessoal é equilíbrio e bom senso.
Como descobrir o estilo pessoal?
“O estilo é o que torna uma pessoa diferenciada, única, com uma conotação especial aos olhos de quem observa. É a forma como imprimimos nossa marca no mundo”, define Renata. Assim, quem tem estilo sabe como tirar o máximo proveito das roupas. Mais do que vestir-se, a pessoa diz quem ela é de maneira marcante. Produzir-se torna-se algo de dentro para fora e não o contrário. Mas descobrir qual estilo é esse nem sempre é fácil.
Já que o estilo é algo que envolve quem somos, precisamos nos conhecer muito bem e trazer sinais disso nos calçados, acessórios e roupas. Sua visão de mundo, crenças e preferências, tudo dentro do que lhe cai melhor, estarão nas suas produções.
Saber qual o seu estilo pessoal pode significar até mesmo otimização do investimento em roupas. Afinal, você vai saber quais peças realmente têm a ver com você. Dessa forma, usará as roupas de fato, sem que elas fiquem encalhadas.
Pode ser tão complexo que há profissional, como a Renata, que dedicam a atuação profissional à descoberta do estilo pessoal. Porém, é algo valioso, já que você vai estar bem vestido dentro do estilo que está alinhado com você. Depois, fica muito mais simples montar produções que vão transmitir as mensagens que você precisa.
“Para muitas pessoas existe a dificuldade em se vestir, aí entra o meu trabalho como consultora de imagem, mais que ensinar a se vestir, busco orientar minhas clientes no processo de autoconhecimento e na transmissão da mensagem correta através das roupas”, conclui Renata.
Veja mais dicas sobre o poder de estar bem vestido nos artigos da categoria dress code. Acesse: https://w3uniformes.com.br/categoria/dress-code/!