Sapatos para trabalhar:Como escolher
Os sapatos têm o poder de transformar o look. Ao trocá-los, você consegue mudar a proposta da sua produção e consequentemente a mensagem que transmite ao usá-los. Por isso, é muito importante que você dê atenção à escolha do sapato para trabalhar.
A base para a decisão sempre será o dress code da empresa. Se o ambiente é mais informal, as possibilidade de brincar com o que vai nos pés é maior. Já os locais de trabalho mais sérios requerem mais cuidados na escolha do calçado. Para falar melhor sobre os melhores sapatos para trabalhar, conversamos com o designer de moda e empreendedor na área de calçados Breno Gontijo.
Sapatos para quem precisa de mais formalidade
Breno explica que os calçados fechados são os que mais conferem formalidade ao look. Assim, em ambientes de trabalho mais formais eles são os sapatos indicados. Por terem um aspecto mais sério, passam um ar mais sóbrio, que inspiram confiabilidade. Também mantém os pés fora do alcance da visão. Por isso, as mulheres não precisam se preocupar se o esmalte deu uma leve descascada.
O sapato fechado ainda protege essa parte do corpo. Em alguns ambientes, como fábricas e hospitais, o calçado aberto é proibido exatamente por deixar o pé exposto.
Sapato feminino fechado para trabalho: opções
Calçado baixo para ambiente corporativo: sapatilha e mules
“As sapatilhas são destaque entre os sapatos femininos para o ambiente de trabalho. Porém, os mules voltaram com tudo. São duas opções excelentes, há opções para todos os gostos entre os mais formais, deixam a produção bem arrumada para o trabalho”, explica Breno.
Entre as cores o designer indica o preto e o nude.
De acordo com Breno, o bordô e o vermelho também caem bem em locais onde há um grau de formalidade menor, mas que não chega a ser informal.
Oxford feminino
Há algumas temporadas o Oxford feminino conquistou as mulheres. Ele vai muito bem do trabalho aos compromissos sociais. Há diversos modelos, cores e ele combina tanto com saias, calças, vestidos, looks criativos e clássicos, mas com uma pitada de produção contemporânea, já que ele é um modelo originalmente masculino. Assim, é fácil de fazer combinações que vão muito bem no ambiente de trabalho com esse modelo de calçado.
Sapatos confortáveis para trabalhar (inclusive de salto)
Breno conta que atualmente já existem calçados da linha confort com um visual totalmente diferente do de que estava disponível no mercado há um tempo. Assim, os sapatos ortopédicos estão longe de serem aqueles “sapatos de vó”. O design evoluiu para unir funcionalidade, conforto e beleza. Já existem até sapatos de salto mais fino, inclusive modelo scarpin, da linha confort. Segundo Breno, eles são os preferidos das mulheres e caem muito bem em ambientes que requerem mais formalidade e sofisticação.
Antes restrita a marcas especializadas e a modelos como sapatilhas e sapatos mais baixos, as grandes grifes hoje têm a linha confort. Dessa forma, conseguem atender quem quer estar bem calçada sem se sentir incomodada ou aquelas que têm recomendação para usar sapatos ortopédicos.
Então, é possível comprar esse tipo de calçado sem medo de parecer ultrapassada. Eles são ideais para quem fica muito tempo em pé.
Ainda há os saltos em bloco e mais grossos, são excelentes escolhas. De acordo com Breno, os que mais agradam às clientes são os que têm saltinho – entre 1,5 centímetros a 2,5 centímetros.
Sapatos para trabalho em ambientes informais
Nem só de formalidade vive o dress code corporativo. Algumas empresas são conhecidas pela informalidade e descontração. Normalmente, a criatividade é muito bem-vinda na produção. Assim, existe uma espécie de “licença poética”, como define Breno, para se definir o que usar nos pés nesses lugares. Ele indica os tênis casuais para esses ambientes, compõem bem o look sem cair na esportividade dos tênis tradicionais.
Sapatilhas e sapatos divertidos, que fogem do tradicional, também fazem sucesso onde a criatividade faz parte do trabalho.
Agora que você sabe como escolher melhor seus sapatos para trabalhar confira dicas de maquiagem corporativa. Acesse!