História da camisa polo: do esporte para o sucesso nas ruas
Há controvérsias na história da camisa polo, principalmente sobre quem a criou. É uma invenção francesa ou indiana? Entenda!
Há quem credite a invenção da camisa polo ao tenista René Lacoste. Outros dizem que ela surgiu na Índia. De toda forma, existe um ponto comum nesta história: o modelo veio do esporte. É mais uma questão de interpretação do que saber o que é verdade. Confuso?
Vamos explicar em detalhes neste artigo. Fique com a gente até o final e entenda!
Origem da camisa polo na Índia
Antes de René Lacoste usar uma polo, conta-se que um marajá de Jodpur, na Índia, criou um modelo parecido. O indiano gostava de ver os ingleses jogarem polo e da roupa que usavam para tal. Porém, o modelo de camisa polo feita pelo marajá tinha um comprimento maior. Além disso, já havia botões, dois ou três no patte.
O nome desse tipo de camisa, inclusive, vem daí, do esporte em que os jogadores usavam a blusa. A Ralph Lauren, anos mais tarde, usou a alusão ao esporte na logo, para lembrar uma das versões de invenção da camisa polo.
A polo de René Lacoste: a blusa do crocodilo
O tenista René Lacoste foi sinônimo de sucesso por onde passou. Além de atleta, ele foi inventor e empreendedor. O negócio de maior sucesso foi a marca a Lacoste, grife conhecida no mundo todo, na qual a polo é a peça mais famosa.
A polo também tornou-se o uniforme oficial do tênis, Lacoste criou-o para usar como uniforme enquanto praticava o esporte. Antes, até gravata usava-se para jogar tênis. O pior: a camisa tinha um colarinho duro e mangas compridas. Ou seja, o uniforme dos tenistas não favorecia em nada o desempenho esportivo, pois era muito desconfortável.
Por isso, em 1926, René Lacoste, também inspirado nos jogadores de polo, adaptou a camisa como uniforme para praticar o esporte. Ele ainda pediu que um crocodilo fosse inserido. Assim ele criou a marca mais famosa de blusas polo do mundo.
Garoto propaganda da camisa polo Lacoste
Muito provavelmente pelo apreço da moda, Lacoste criou a marca com seu sobrenome em 1933. Inicialmente, René era o maior garoto propaganda da própria marca. Depois, a Lacoste elegeu alguns atletas do tênis para usarem as gola polo originais para jogarem as partidas.
Lacoste foi o melhor tenista de seu tempo. Entre 1925 e 1929 ele dominou os rankings do esporte e acumulou jogos vencidos em no Gram Slam. O atleta somou cinco vitórias no French Internationals, três vitórias em Winbledon e duas vitórias em campeonatos americanos.
Tornou-se o melhor do mundo em 1927. Como se não bastasse, Lacoste mudou os rumos do tênis devido a suas invenções. Patenteou a máquina de lançar tênis aos 24 anos. Também criou uma raquete de tênis em aço. E como já contamos, a polo também foi desenvolvida por ele. Podemos dizer que todas as invenções de Lacoste foram motivadas para atingir a excelência no esporte que praticava.
No entanto, o tenista era um admirador da elegância. Ele afirmou certa vez:
“Sem elegância, ganhar ou perder não é suficiente”.
Gola polo no golf
O golf foi outro esporte que a Lacoste vestiu. A família que tem o sobrenome da marca também marcou o esporte. A mulher de René, Simone Thion de la Chaume, era uma golfista talentosa. Foi campeã francesa de golf por 13 anos e levou o troféu do Campeonato Britânico de Golfe Amador para Meninas em 1924.
Anos mais tarde, a filha de René e Simone também jogou golf. Embora não tenha se profissionalizado, a atleta foi a única atleta amadora a vencer o U.S. Open.
A equipe francesa de esqui também vestiu Lacoste ao ser patrocinada pela marca.
Camisa de gola polo conquista ruas e cinema
Originalmente concebida para o esporte, a camisa de gola polo conquistou a moda de rua e o glamouroso mundo do cinema. A elegância e versatilidade desta peça de vestuário atraíram a atenção de astros do cinema como Grace Kelly, Audrey Hepburn e Paul Newman, que adotaram a polo como um dos seus figurinos nas telonas e aparições públicas.
Seu conforto e estilo universalmente atraentes fizeram da camisa polo uma peça icônica no mundo da moda, transpondo as fronteiras do esporte para ganhar o mundo.
Polo nasceu como uniforme esportivo e conquistou empresas
A gola polo tornou-se muito popular. Além de ter se tornado coringa no guarda-roupa de homens e mulheres, é um dos modelos de uniforme mais usados. A logo das empresas é posicionada principalmente onde René escolheu para que o crocodilo ficasse. Normalmente, ela vem bordada, como as camisas polo mais famosas.
Atualmente, é o segundo modelo de uniforme mais pedido na W3 há anos.
Camisa polo personalizada para uniforme
Se você procura por um uniforme casual, a camisa polo pode ser uma excelente escolha. O modelo ainda permite agregar um ar mais social quando usado com suéteres, blazers e sapatos mais tradicionais.
É possível deixar o look mais despojado também com escolhas de peças como calça jeans, tênis e outros.
Também há várias opções para personalização. Fale com um de nossos consultores para receber orientação direcionada aos seus objetivos!