Perfume para trabalhar: especialista dá dicas para você ser marcante na medida
Você já ficou sufocado por causa do perfume que um colega da empresa usava? A fragrância exagerada incomoda. Porém, a experiência ruim com um conhecido não é motivo para você abrir mão de usar perfume para trabalhar.
O perfumista da Prima Rica Aromas, Vinícius Souza, explica o que é preciso observar para escolher bem o perfume para trabalhar ideal. Ele tem formação olfativa pela CGO e Conexão Paris. Também é colecionador de perfumes. Aproveite as dicas e nunca mais erre no perfume!
W3: Quais os cuidados com perfume para trabalhar?
VS: O ambiente corporativo pede alguns cuidados quanto à perfumaria. O principal é que você tem que ser notado. Porém, sem se tornar o centro das atenções no aspecto negativo. O excesso ou uso de um perfume para trabalhar muito forte pode, não só causar uma péssima impressão, como marcá-lo negativamente.
W3: O que observar para não errar?
VS: Para o trabalho, a recomendação é optar por colônias ou versões Eau de Toilette. Isso porque são menos agressivas ao olfato e se mantêm mais rentes à pele. Quanto à fragrância, opte por aromas relativamente suaves. Esse tipo de fragância pertence a famílias cítricas, fougère ou amadeiradas. Por outro lado, evite notas frutais excessivas ou essências muito adocicadas.
W3: O perfume pode impregnar na roupa e se misturar com outros cheiros?
VS: Sim. Perfumes são elaborados para se desenvolverem na pele. Abrem com as notas de cabeça, se mantêm nas notas de coração e depois de algum tempo caem nas notas de base. É nesse momento que ficam mais rentes à pele. Por isso, o mesmo perfume pode ter uma desenvoltura diferente em pessoas distintas.
Quando aplicamos o perfume na pele, podemos observar ao longo de um prazo essa desenvoltura. Isso não acontece quando aplicamos o perfume nas roupas ou tecidos.
W3: Se sim, em que situações isso acontece? Como evitar?
VS: Essas situações ocorrem quando as essências base do perfume entram em contato com a fibra do tecido. Dependendo da essência usada no perfume e da fibra do tecido, o perfume pode ficar na roupa por muito mais tempo do que na pele.
Por isso, acaba se misturando aos cheiros de hidratantes, desodorantes, óleos, ou, dependendo da área de atuação, produtos químicos. Evite aplicar o perfume direto na roupa ou sobre hidratantes com cheiro.
W3: Se já aconteceu, tem dicas para remover o cheiro?
VS: Acontece sempre, mas é fácil resolver! Já temos disponíveis no mercado produtos que possuem ação eliminadora de odor. Inclusive, há marcas de sabão em pó que oferecem o recurso. Mas, caso não consiga, existem soluções. Usar um pouco de álcool ou deixar a roupa imersa em água e sabão por alguns minutos antes da lavagem comum vai resolver o problema.
Ressalto que, além do problema com cheiro “impregnado”, a aplicação dos perfumes direto sobre o tecido pode diminuir a vida da peça e causar desgastes nas fibras do tecido. Perfumes mancham e estragam tecidos delicados, como a seda.
W3: Qual a maneira certa de aplicar perfume?
VS: Muita calma nas borrifadas! Geralmente, duas em pontos estratégicos são o suficiente. É importante também que você não borrife muito próximo. O ideal é afastar o frasco num espaço de aproximadamente 15 centímetros. Isso para que o perfume não se concentre somente no local. NUNCA friccione um pulso no outro. A fricção acaba com as notas de topo.
W3: Áreas mais indicadas, segundo o perfumista
VS: As áreas de maior circulação sanguínea são as mais indicadas para aplicação porque dispersam melhor o perfume. Regiões mais propícias ao uso do perfume são facilmente identificáveis pela temperatura mais alta que têm. São a nuca, pulsos, atrás das orelhas, dobras dos cotovelos e atrás dos joelhos.
Reza a lenda que a aplicação de perfume atrás dos joelhos e atrás das orelhas virou costume décadas atrás. Isso porque era comum as mulheres fossem cortejadas com um cochicho ao ouvido e, ao sentar, cruzavam as pernas. Portanto, as regiões eram perfumadas estrategicamente.
Fixação de perfume
Não existem fixadores de perfume. Assim, hidrate-se (o PH da pele influencia muito). Opte por desodorantes e hidratantes sempre sem cheiro. Trabalhe, viva feliz e perfumado(a), sem incomodar!
W3: Qual a relação do PH da pele com o perfume?
VS: O PH da pele influencia muito no perfume em que você está usando. Para clarificar, um PH acima de 6 é de uma pele seca. O PH 7 seria o PH neutro. Abaixo de 5,5 a pele já apresenta sinais de oleosidade. Este conhecimento é muito importante na hora de entender alguns fatos curiosos sobre a relação do perfume na pele.
Resumindo, peles ácidas vão fixar melhor o perfume porque uma pele ácida produz mais óleo. Este óleo age como uma cola para as moléculas do perfume. A cor da pele não altera o perfume. O ideal é que sua pele tenha um bom nível de hidratação e umidade. Assim, após o banho com sabonetes, que são geralmente alcalinos, hidratante nela!
W3: Ah, sim, o cheiro natural da pessoa muda, certo?
VS: Não, mas há influências importantes do cheiro natural. Do mesmo modo que se você beber álcool, o cheiro do álcool vai sair do seu corpo. Pessoas que consomem muito álcool durante suas vidas têm um cheiro característico. Esse exemplo torna fácil explicar porque o que você ingere tem relação intrínseca em como você cheira.
E se sua pele cheira de um jeito, o seu aroma vai transparecer, mesmo sob seu perfume. É por isso que existe a tal “química” da pele com o perfume. É uma espécie de layering natural do seu cheiro corporal com o perfume. Sua alimentação, se rica em gordura e especiarias, vai alterar a aparência da sua pele e o seu cheiro natural. Também vai alterar o PH da sua pele, o tornando mais ácido.
W3: Então, a alimentação influencia o cheiro pessoal?
VS: Se você consome muita carne, muito fast food, etc. seu corpo vai começar a cheirar assim. O inverso também é verdade. Nunca se esqueça de que muitas toxinas são expelidas pelo seu corpo através do seu suor. Stress extremo e estados de saúde debilitados também alteram seu cheiro. Pessoas que mudam a dieta ou passam por alterações hormonais sentem a diferença mais nitidamente. Grávidas e lactantes são um ótimo exemplo, percebem que seu aroma pessoal também muda. Faça o teste. Se nenhum perfume “combina” com a sua pele, reveja sua saúde. Seu corpo agradece!
W3: Quais as diferenças entre os produtos com fragância?
VS: Produtos com fragrâncias são compostas por essências animais e à base de plantas aromáticas ou seus equivalentes artificiais, dissolvidos em uma combinação de álcool e água. A fração da essência nos solventes determina se o produto é um perfume, eau de toilette e outros.
- 18 a 30% de concentração de essência – Parfum – mais de 12 horas de fixação.
- 15 a 20% de concentração de essência – Eau de Parfum – entre 10 a 12 horas de fixação.
- 5 a 15% de concentração de essência – Eau de Toilette – entre 5 a 10 horas de fixação.
- 2 a 5% de concentração de essência – Eau de Cologne – entre 3 a 6 horas de fixação.
W3: Pode indicar alguns rótulos de perfume para trabalhar?
VS: Perfumes masculinos indicados para trabalhar:
BOSS, HUGO BOSS
O perfume traduz a elegância da marca que ficou conhecida por sua grife de roupas masculinas. Suas notas amadeiradas combinam maçã, bergamota, canela, cravo-da-índia e madeira de cedro.
CK ONE, CALVIN KLEIN
O perfume unissex é um clássico coringa desde 94. Fragrância leve e refrescante, faz uma combinação cítrica, com bergamota, cardamomo, tangerina e lavanda. Chá verde e flor de laranjeira completam a assinatura, acompanhando-o durante o dia.
INVICTUS, PACO RABANNE
O perfume é um oriental fresco, com notas cítricas que combinam com amadeirado e apimentado. Acompanha muito bem o dia-a-dia. É versátil, pode ser usado tanto em climas quente quanto frio.
Perfumes para trabalhar femininos
YELLOW DIAMOND, VERSACE
Perfume floral, fresco e cativante. O típico “cheiro de mulher chique”. A composição é com notas de bergamota, pêra e toques de neroli, unida à elegância da flor de laranjeira combinada à frésia e flor de lótus. As notas de fundo são almíscar e âmbar. Super elegante!
LIGHT BLUE, DOLCE & GABBANA
Floral frutado ultrafresco e informal carregado de musks. Com seu aroma sintético e potente, este perfume já serviu como inspiração a diversos produtos de limpeza. Light Blue é uma boa pedida para mulheres (e homens) que não suportam perfumes fortes.
ELIE SAAB LE PARFUM, ELIE SAAB
Le Parfum abre doce e atalcado, porém iluminado por uma nota de flor de laranjeira no topo. O perfume evolui para um coração formado basicamente por jasmim, rosa e mel, nada enjoativo. O aroma de jasmim cremoso se mantém ativo sobre uma base quente e misteriosa de cedro e patchouli. O rastro floral melífluo é bem equilibrado e transmite pura finesse.
Agora é só escolher o seu perfume preferido para trabalhar! Agora que você aprendeu mais sobre perfumes, veja mais artigos sobre o mundo corporativo e universo dos uniformes em nosso blog.