Uniformes para restaurantes: dicas para criar o seu
Nos estabelecimentos de alimentação, existe uma preocupação muito grande com relação à segurança dos alimentos e a limpeza do ambiente. Nesse sentido, a Resolução RDC Nº216, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determina alguns requisitos higiênico-sanitários para o funcionamento desses lugares, dentre eles, o uso de uniformes pelos colaboradores.
Em bares e restaurantes, a padronização das peças exerce funções que vão além de segurança. Eles são símbolo de limpeza, funcionam como elemento de identificação, fortalecimento da marca e demonstram um cuidado da empresa com o seu time. Dessa forma, os uniformes para restaurantes são indispensáveis.
É isso que vamos mostrar neste artigo. Você verá as principais peças que compõem o vestuário e dicas para criar as peças ideais para o seu negócio.
Resolução RDC Nº 216/2004 estabelece o uso de uniformes brancos para a área da cozinha
A segurança alimentar é levada muito a sério pelas autoridades do setor. Em vista disso, a Anvisa elaborou o relatório técnico de boas práticas (RDC), que objetiva esclarecer os cuidados mínimos a serem mantidos durante a manipulação dos alimentos.
Além de instruir quanto ao manejo correto de resíduos, armazenamento de insumos e preparação da comida, a resolução ressalta a importância do uso de uniformes pelos colaboradores de restaurantes, bares e lanchonetes.
Segundo a cartilha, “os manipuladores de alimento devem ter asseio pessoal, apresentando-se com uniformes compatíveis à atividade, conservados e limpos”. Outro detalhe importante citado na RDC é que esses profissionais devem, preferencialmente, usar uniformes brancos. Isso contribuiu para que qualquer sujeira seja notada facilmente e a peça possa ser substituída de forma mais rápida.
A cor branca também transmite um aspecto de limpeza e auxilia na identificação dos colaboradores, indicando aqueles que trabalham na cozinha.
Uniformes para restaurantes: qual a sua importância?
A lista de motivos da importância de uniformes para restaurantes é extensa e começa pela exigência das leis de vigilância. Para que esses estabelecimentos possam funcionar, eles precisam se manter em conformidade com as normas estabelecidas pelos órgãos regulamentadores. E, como mostramos, o uso do traje único faz parte desses requisitos, segundo a RDC Nº 216.
Além disso, os uniformes ajudam na identificação dos colaboradores. Nos salões dos restaurantes, por exemplo, a utilização das peças por parte dos garçons e atendentes tem o papel de diferenciá-los do restante do público. Dessa forma, o cliente não sente dificuldade em identificar um garçom para fazer o seu pedido.
Não podemos nos esquecer que a vestimenta também é exigida pelos colaboradores que trabalham na cozinha. Essa padronização, então, ajuda a organizar os funcionários de acordo com a sua função e setor.
Os uniformes para restaurantes também transmitem profissionalismo e credibilidade ao cliente, que precisa ter uma imagem positiva do lugar escolhido para fazer a sua refeição.
Outro ponto importante, a peça é o reflexo da sua marca e, por isso, deve ser muito bem elaborada. Com um uniforme esteticamente interessante, você pode usá-la para fortalecer o seu negócio. Assim, coloque a sua logo em locais estratégicos para que os clientes consigam visualizá-la com facilidade. Como resultado, sua marca será reforçada e valorizada.
Uniformes para restaurantes são caros?
A verdade é que não há uma resposta certa para essa pergunta. Tudo vai depender do modelo, do tecido escolhido e de como o cliente quer a personalização do uniforme. Os elementos visuais, o método de estamparia, o estilo da peça, tudo é considerado na hora de definir um valor para o uniforme.
No entanto, com um pouco de criatividade, é possível encontrar um modelo que agrade o dono da empresa e os colaboradores sem gastar muito. Existem confecções que oferecem um excelente custo-benefício pelos seus produtos, assim como a W3.
De toda forma, aconselhamos sempre deixá-los na planilha de investimentos do negócio, afinal, é disso que se trata.
Uniformes para restaurantes: crie-os de acordo com o seu segmento
Tão importante quanto fornecer uniformes para a sua equipe, é criar um modelo que esteja de acordo com a proposta do ambiente, com a identidade da marca e com o seu segmento.
Lembra quando dissemos que a peça reflete a sua empresa? Então, é preciso que ela represente, de fato, o seu negócio. O cliente deve olhar para a peça e identificar as informações mais importantes sobre o restaurante. Se é um ambiente mais formal ou informal, o tipo de culinária que trabalha (italiana, francesa, japonesa, etc) e o modelo de negócio (bistrô, buffet, cantina, fast food, clássico e outros).
Assim, se a proposta do seu estabelecimento é de um local mais descontraído, como em um restaurante fast food, o uniforme deve ser condizente com essa característica. O mesmo acontece se o ambiente for mais formal, como em um restaurante fino, a vestimenta dos colaboradores devem seguir esse padrão.
Para restaurante japonês, por exemplo, é interessante que as peças tragam elementos que remetam à cultura oriental. O corte do uniforme, as cores e as estampas devem remeter ao segmento do estabelecimento. Sem esquecer, é claro, da identidade visual da marca, que também precisa estar presente no traje.
Principais peças de uniformes para restaurantes
Os modelos de uniformes para restaurantes são variados e você pode escolher aquele que mais se adeque ao seu modelo de negócio. No entanto, existem algumas peças principais que são escolhidas pela maioria dos donos desse tipo de estabelecimento. Confira quais são.
Camisa social ou polo
As camisas sociais e polo são um sucesso entre os colaboradores de diversos segmentos, dentre eles, o do ramo alimentício. Nos restaurantes, principalmente, elas são um clássico. Porém, os modelos são usados para propostas diferentes de estabelecimentos.
No caso das camisas sociais, elas compõem melhor o vestuário dos garçons e atendentes de restaurantes mais formais. Em filmes, por exemplo, é muito comum vermos ainda esses profissionais usarem uma gravata borboleta para compor o look. Mas isso não é uma regra. Tudo depende do dress code da empresa.
Já as camisas de gola polo são mais usadas em ambientes descontraídos, sem tanta formalidade. Muitos restaurantes fast-food adotam esse modelo de uniforme para os colaboradores que anotam os pedidos dos clientes.
Aventais para garçons
Outra peça muito usada são os aventais. Para os garçons, os aventais são muito práticos e essenciais, uma vez que eles são os responsáveis por servir os alimentos e as bebidas dos clientes. A peça protege as roupas do colaborador, já que há chances de comida e bebida caírem no uniforme de baixo.
A vantagem do avental é que ele pode ser feito em diferentes estilos para combinar com o dress code da marca. Modelos com bolsos são mais indicados, pois, assim os garçons têm onde guardar as canetas e os blocos de anotações. A logo também pode estar estampada na peça.
Calças com bolsos
Calças com bolsos também estão entre as principais peças que podem compor os uniformes para restaurantes. Neste caso, os bolsos são importantes porque os garçons podem guardar a caneta, o bloco para anotar pedidos e as comandas dos clientes.
O conforto do colaborador também precisa ser considerado. Por isso, o ideal é optar por tecidos mais leves que permitam que ele se movimente durante o horário de trabalho sem nenhuma limitação.
Se o estabelecimento exigir um vestuário mais formal, o indicado é investir no modelo de calça social com um tecido sofisticado. Assim, além de conforto, o funcionário se sentirá elegante.
Lenços e acessórios para recepção
Para os colaboradores da recepção, é interessante que eles vistam um uniforme diferente dos garçons e atendentes. Nessa função, os acessórios são muito bem-vindos.
Os lenços e echarpes, por exemplo, são acessórios básicos que fazem toda a diferença no vestuário. Ele pode compor tanto um visual mais formal quanto despojado, pois são confeccionados em diversos tecidos e estampas. A logo e outros elementos da identidade visual da empresa também podem ser aplicados discretamente na peça.
Para as atendentes mulheres de restaurantes sofisticados, uma dica é compor o uniforme com uma camisa social, lenço e saia. Essa escolha será a mais indicada para o que o ambiente propõe.
Solicite um orçamento de uniformes para restaurantes na W3
Depois de saber sobre a importância dos uniformes para restaurantes e ver os modelos mais usados, você não pode deixar de investir em um para o seu negócio. Essa peça será o cartão de visitas da sua empresa e deve ser escolhida de acordo com o seu segmento e estilo da marca.
A W3 pode te ajudar a escolher o uniforme ideal para o seu estabelecimento. Temos uma equipe de consultores disponível para te orientar na escolha de cada peça, considerando suas necessidades e preferências.
Entre em contato conosco e tenha os melhores uniformes para o seu restaurante. Solicite um orçamento.