Sem dress code, mas com orgulho de vestir a camisa: o case do Inter, Rock Content e dti
Há empresas que não exigem uniforme. Nem por isso elas deixam de ter camisetas da marca. É o caso da Rock Content, dti e Inter, clientes da W3. Há semelhanças e diferenças na forma que elas usam camisetas, mas há dois pontos marcantes em comum: o objetivo é melhorar o engajamento dos colaboradores, reforçar a cultura dentro e fora do espaço de trabalho.
Nós conversamos com representantes das três empresas. Neste artigo, vamos mostrar o que eles fazem para inspirar as suas produções e, principalmente, formas de usar camisetas para melhorar seus resultados.
Camisetas da dti
Assim que o colaborador entra na dti ele recebe um kit que inclui uma camiseta, apesar de ser uma peça de uso opcional. Ela traz a frase “Who are those guys?” (contamos o porquê neste outro artigo). As cores são sortidas, de acordo com a paleta da marca. No entanto, são várias e vibrantes, chamam atenção de quem vê.
Outras camisetas são confeccionadas para as tribos (que são uma espécie de equipes). Elas têm o objetivo de identificação e de trabalhar o sentimento de pertencer ao grupo. Outros modelos são confeccionados de acordo com campanhas, entregas marcantes e eventos. Elas são itens para comemorar, engajar e melhorar a experiência de todos com a marca.
A dti ainda tem um programa de pontos que pode ser trocado pelos memos (como chamam os mimos memoráveis da empresa), entre eles, camisetas. Mesmo como uma empresa com no dress code, a adoção das camisetas como parte da produção de trabalho é ampla.
No início, a criação de camisetas era centralizada. Agora, cada tribo pode propor e atuar com o time de design. De acordo com os gestores, os funcionários têm a iniciativa de pedir camisas devido ao alto engajamento.
Para mostrar a identidade de cada tribo e manter o sentimento de pertencer à dti, ao todo, há algumas regras.
“Temos elementos-chave para manter a unidade da marca e ao mesmo tempo mostrar o que a tribo tem de único. Tudo descende da marca-mãe, há estilos de vetores a serem respeitados, tipografias e paletas de cores que nos guiam”, conta Filipe Marques, designer gráfico da dti.
Durante a pandemia, com os colaboradores em home office, as camisetas foram muito usadas durante as videoconferências. No kit de fim de ano de 2020, foi confeccionada uma peça com a frase “Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante”, verso de Raul Seixas que têm tudo a ver com o momento e a cultura ágil da dti.
A blusa ainda faz alusão à cultura ágil da empresa. Trata-se de mudanças constantes por causa da alta competitividade e mudanças rápidas na tecnologia.
Rock Content: brusinhas desejadas
As camisetas tornam-se brindes em eventos, são presentes para os colaboradores, clientes ou parceiros em ocasiões especiais na Rock Content. São muitas coisas, porém, não são uniformes. Segundo Lizandra Muniz, communications manager da startup, as peças são aliadas em diversos pontos.
“As camisetas nos ajudaram muito com o reconhecimento de marca (brand awareness), além de serem um baita atrativo em eventos. Elas são as grandes responsáveis pelo nosso sucesso em eventos nos últimos anos”, afirma Lizandra.
Além disso, elas também são aliadas do employer branding, que é a construção da Rock Content como marca empregadora. “Como sempre presenteamos os colaboradores com camisetas, elas acabaram virando colecionáveis para muitos deles”, completa.
A Rock é famosa pelas “brusinhas”, como eles chamam-nas, colaboradores, clientes e a comunidade de freelancers pedem as peças. Os critérios para que eles recebam as camisetas são, no caso dos clientes, resultados extraordinários. Os freelas recebem quando têm um bom engajamento na comunidade.
As inspirações das camisetas envolvem cultura pop, música e marketing. Bandas, séries e literatura já foram referências nas camisetas. O ponto de partida para a criação é a mensagem que a Rock deseja passar, a partir daí, desenvolve-se toda a ideia.
Inter
No Inter, também não há dress code, mas uma grande preocupação de valorizar a cultura da start up. A cor laranja, tão marcante na identidade da marca, é muito usada. Nas campanhas específicas, as camisetas são uma das peças para engajar os colaboradores a alcançar os objetivos.
Apesar de só usar camisetas quem quiser, elas são bem recebidas pelos funcionários. Raquel Bellini, gerente de comunicação, conta que existe um manual de dress code, mas com recomendações bem básicas. O objetivo é dar liberdade para cada um se expressar da forma que se sente melhor.
Rachel conta que pretende fazer ainda mais camisas para trabalhar os elementos da cultura do time.
Quer usar uniformes para mostrar o valor da sua marca e colaboradores ao mundo? Fale com a gente.