W3 dribla desafio imposto pela pandemia ao setor têxtil
Durante a crise do novo coronavírus, você provavelmente viu alguma plaquinha de supermercado que te recomendava a quantidade máxima para a compra de algum produto. Isso se tornou bastante comum com a dificuldade de obtenção de insumos que o vírus trouxe. O desafio imposto pela pandemia ao setor têxtil não difere muito.
Com isso, o setor de confecção teve de se reorganizar para que a demanda não sufocasse a capacidade de produção, dada a falta de insumos no mercado. Por falar em produção e demanda, há empresas que tiveram que paralisar seus serviços por causa da escassez de matéria-prima no mercado.
Mostraremos aqui o conjunto de ações da W3 Uniformes que tem permitido à empresa se manter na ativa.
Algodão é o retrato do desafio da pandemia no setor têxtil: escassez e alta de preços
Apesar do fato do Brasil ser um dos maiores produtores de algodão no cenário internacional, o setor de produção têxtil ainda não conseguiu suplantar o tempo que as máquinas ficaram paradas devido às medidas sanitárias.
Esse é um dos principais responsáveis pela falta de matéria-prima nos polos de confecção. De acordo com o presidente do Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem no Estado de Minas Gerais (Sift-MG), Rogério Mascarenhas, o preço do algodão sofreu alta de mais de 22% nos últimos dois meses. Enquanto isso, o fio de algodão sofreu aumento de 50% no mesmo período.
Dessa forma, o presidente do Sift-MG afirma que muitas empresas paralisaram a produção por falta de insumos e capital de giro para cobrir os rombos deixados pela covid-19.
Quem também salienta a dificuldade enfrentada pelo setor é Luciano Araújo, presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Minas Gerais, Sindivest. Em entrevista para o Diário do Comércio, Luciano informou que algumas corporações pararam de receber encomendas .
Na W3, alguns comunicados de fábricas de tecido têm chegado informando a indisponibilidade de alguns produtos.
Estratégias da W3 para lidar com o retrato da pandemia no setor têxtil
O mercado de uniformes também trabalha para contornar os efeitos da escassez. Então, a W3 Uniformes, criou um plano de manutenção de estoque e negociação com o cliente. Isso tem permitido a empresa a atravessar a crise de maneira mais tranquila.
Manutenção e dinâmica de estoque
Esta ferramenta é muito importante. A W3 investe em reserva de material que dá mais dinamismo à produção em qualquer época. Isso ajuda a contornar fatores externos, como aumento de preço e falta de material. Em qualquer fase, isso traz benefícios para o cliente. Isso porque que conseguimos minimizar a flutuação de valores e começar a produzir mais rápido, pois os insumos já estão na fábrica.
Em caso de uma crise de abastecimento, o estoque é ainda mais importante.
Para isso, é necessária uma pesquisa de antecipação para, assim, adquirir, de forma antecipada, os tecidos e malhas de cores que terão maior saída. Quando o setor deu sinais de escassez, o setor de compras acelerou esses procedimentos, como conta o responsável pelo departamento, Luiz Otávio Souza.
Transparência com o cliente
Apesar dos esforços para adquirir os insumos mais recorrentes, nem sempre temos disponível o que o cliente precisa. Nesse caso, a empresa apresenta ao cliente os tecidos e cores similares, que podem substituir aqueles que não foram encontrados.
O cliente terá acesso a todas as vantagens e diferenças entre o produto encomendado e o similar. Mas a decisão é sempre dele. Segundo o gerente comercial, André Abrahão, quando é uma produção nova, a maioria dos clientes optam pela substituição. Ou seja, aqueles que estão repondo as peças, de um uniforme já existente, costumam preferir esperar o material chegar para manter o padrão.
Ele ainda contou que, no caso de reposição, alguns cancelam e procuram por outras empresas. No entanto, como a falta de materiais é uma realidade geral, acabam voltando à W3 para dar continuidade na produção ou comunicar que irá esperar até que a empresa consiga a matéria-prima.
Vem para a W3
Mesmo em um momento de adversidade, compromisso com o cliente é o que norteia a atuação da W3. Os desafios impostos pela pandemia no setor têxtil não diminuiu nossa vontade de oferecer o melhor.
Portanto, com intenso trabalho, estamos atravessando esse momento de dificuldade sem afetar nenhum de nossos clientes. Nem sempre conseguimos o material que eles desejam, mas informamos as alternativas com transparência e respeitamos, sobretudo, a decisão dele.
Antes de nos despedirmos, confira uma de nossas dicas para estilo e proteção durante a pandemia, que são as máscaras com identidade.