10 práticas e processos criados pela W3 para aumentar qualidade e melhorar experiência com uniforme
Desde a fundação da W3, aprendemos muito com o mercado e com nossa própria experiência. Por isso, além do usual nas fábricas de uniformes, criamos alguns processos nossos, para dar ainda mais qualidade ao material final. Uma boa experiência de compra e com a marca é uma preocupação constante também.
Importante dizer que temos como um dos valores “nada é tão bom que não possa melhorar”. Inclusive já falamos aqui das experiências que geram engajamento em uniformes. Dessa maneira, essa lista de diferenciais irá crescer sempre.
Neste artigo, vamos apresentar o que implantamos até aqui.
1. Prazo
Com maquinário de alta qualidade, equipe bem preparada, constantemente treinada e processos bem definidos, a W3 consegue atender o cliente em tempo recorde. O prazo convencional é de 21 dias, mas temos uma modalidade de vendas para peças que temos em estoque dos uniformes mais vendidos com entrega em 7 dias na cidade de Belo Horizonte e região.
Além disso, sob negociação de urgência, já entregamos 2 mil peças em 48 horas. Mas, atenção, para períodos tão estritos tudo depende de investimento, disponibilidade de material e outros. Porém, adiantamos – nós conseguimos lidar com prazos extremamente curtos.
2. Atendimento consultivo
A equipe comercial da W3 Uniformes tem amplo conhecimento no produto e principalmente de pessoas. Por isso, sabem ouvir o que o cliente precisa, propor soluções e pensar em opções juntamente com o cliente. O atendimento é cortês, rápido e humanizado. O setor tem metas, indicadores de desempenho, porém, nos preocupamos com o que há por trás de cada número.
3. Criação de uniformes
Para projetos especiais, temos um trabalho conjunto que envolve o setor de marketing (para entender os objetivos do cliente), criação (com designer de moda e designer gráfico) e departamento de produto (parte técnica de matéria-prima, viabilidade, entre outros).
Usamos todo o know how no setor de dress code para trabalho e a sede em propor soluções criativas nesses projetos. O objetivo é que as peças mostrem o que a empresa e pessoas que a integram têm a oferecer de melhor para o mundo.
4. Produção 100% própria garante alto padrão de qualidade e direitos dos trabalhadores
No início da história da W3 Uniformes, a produção era terceirizada, como em boa parte das confecções do ramo. No entanto, isso significava uma perda do controle de qualidade. Cada profissional tinha um método para trabalhar, usava a linha de uma determinada marca, por exemplo. Embora pareça um detalhe, há diferenças importantes no resultado final, a peça não fica 100% padronizada.
Por isso, uma das primeiras percepções foi que ter a produção 100% própria elevaria muito a qualidade das peças corporativas W3. A padronização é obtida através de maquinário e matéria prima de qualidade.
Além disso, acompanhamos a execução de perto. Dessa forma, conseguimos lidar com imprevistos e orientar sobre melhorias simples para o time, mas que fazem total diferença. Todos passam por constantes treinamentos também.
Sem contar que ao ter todos os colaboradores na fábrica, conseguimos prover melhores condições de trabalho e garantir todos os direitos previstos em lei, o que, com a terceirização, é inviável.
5. Modelagens desenvolvidas por especialistas com possibilidade de personalização
Ao longo dos anos, a W3 teve a oportunidade de desenvolver modelagens diversas. Dessa forma, a empresa chegou a modelos considerados ideais. A modelagem muda de acordo com o modelo de uniforme e função do colaborador. São todas desenvolvidas por uma modelista. Além disso, foram testadas e aprovadas por grande número de clientes.
Mesmo com nossas próprias modelagens, se o cliente preferir, é possível adotar as modelagens dele ou desenvolver uma própria mediante investimento.
O molde é feito digitalmente, o que garante padronização total.
O corte é realizado com arquivo de moldes digitais, que permitem agilidade na produção.
Nosso equipamento é preparado e regulado (confecção de golas, bolsos, para realizar os mais diversos processos na confecção de uma peça, e, por isso, conseguimos entregar peças com um padrão de acabamento igual em todas as peças).
6. Segurança sobre produção: processos, layout e transparência acima de tudo
A W3 conta com processo definido para assegurar que as expectativas do cliente sejam alcançadas e até superadas. Tudo é documentado e várias conferências são necessárias nesse processo, o que diminui drasticamente as chances de erro.
No layout, por exemplo, o cliente consegue ver o posicionamento de cada elemento do uniforme, cores e outros.
O layout é uma disposição de desenho e informações do pedido do cliente, no qual ilustramos a peça de forma que a visualização demonstre ao cliente um resultado visual próximo ao que ele receberá. No layout, a arte-finalista avalia a logo. Se cliente não apresentar nova ideia, sugerimos tamanho de logo na aplicação de marca. Caso haja consideração ou alteração, ela é repassada ao vendedor. A intenção é chegar, junto ao cliente, a um resultado satisfatório.
A sublimação é aplicada de forma diferente. Para isso o arte finalista monta um arquivo de acordo com o desejo do cliente e a logo usada. O arquivo é montado e testado para dar ideia do resultado final. Esse teste garante que o resultado para o cliente e permite que alterações sejam feitas dentro do ideal de uniforme criado.
Todas as aplicações são fotografadas e enviadas para o cliente para que ele veja como ficou cada aplicação, nesse teste sugerimos alterações caso necessário.
Ser transparente é uma máxima da W3. Quando não há possibilidade de resolver algo como o cliente gostaria, pensamos em alternativas. Se não há opção, explicamos. O mais importante é que cada um que passe pela W3 tenha uma experiência satisfatória, que reafirme a qualidade dos uniformes.
Cuidado com a marca do cliente
Na consolidação de marcas, sabemos o quanto cada detalhe conta. Com um tom errado na logo o resultado na mente do seu público não é o mesmo. Por isso, na W3 a equipe tenta entender o que há por trás da identidade do cliente, os objetivos corporativos, propósito, valores e outros. Dessa maneira, contribuímos para que a peça corporativa reforce a cultura do cliente.
8. Diferenciais do silk W3
O silk na W3 começa antes da tinta ir para a tela, tudo isso para garantir a qualidade dos uniformes. Juntamente com o arte-finalista, a equipe faz testes para chegar ao pantone perfeito, pois nem toda tinta chega pronta, no tom exato. Dessa forma, é preciso chegar à mistura ideal para cada cor.
As estampas em silk da W3 também duram mais, pois a silkagem é finalizada com aplicação térmica de calor. Além disso, as demãos de tinta são reforçadas, o que melhora a estética. A tela de alumínio é outro fator que confere mais qualidade ao silk. Junto ao material usado, de alta qualidade, o resultado é um silk mais bonito e de altíssima qualidade nos uniformes.
A estamparia é mais sustentável por usar tinta a base d’água, que é atóxica e biodegradável.
Tudo isso é feito de maneira ágil, com o uso de flash cure automáticos, além dos berços que são térmicos. Isso favorece uma melhor secagem e cura da estampa. Consequentemente, há uma maior capacidade produtiva.
9. Acabamento e conferência final na expedição
O setor de acabamento e expedição da W3 realiza os processos de finalização da peça cuidadosamente com equipamento próprio para cada etapa do processo.
Também é o setor responsável pelo controle de qualidade da W3. Todas as peças são revisadas criteriosamente.
Buscamos uma equipe versátil para que todos realizem os processos com olhar crítico da qualidade dos uniformes.
10. Entrega
A distribuição dos pedidos dos clientes, em BH e região metropolitana, é feita por colaborador e frota da empresa, o que permite maior flexibilidade no agendamento das entregas, pontualidade na entrega e, em muitos casos, acompanhamento da resposta do cliente no momento da entrega, o que permite captar o feedback e, quando necessário, comunicação rápida sobre problemas para solucioná-los.
Para demais localidades, há transportadoras com contratos especiais com a W3 para entrega rápida, além dos serviços convencionais, tudo pode ser feito de acordo com a escolha do cliente e disponibilidade de investimento.
Boa parte dos processos foram implantados depois de ouvir o cliente e de observância do próprio trabalho. E o trabalho não acaba aqui, estamos sempre dispostos a melhorar.
Comprove na prática a qualidade dos uniformes da W3. Fale conosco!