História das calças: entenda como a peça revolucionou a vida de homens e mulheres
Você já imaginou como era a vida antes da invenção das calças? Homens e mulheres usavam vestidos, túnicas e togas para quaisquer atividades independente do clima. Além disso, os trajes traziam outras complicações. Se vestidos e saias são pouco práticos hoje, imagine no tempo em que o ser humano era nômade! Com a invenção da peça, ganhou-se mais liberdade de movimento e uma forma.
Um esclarecimento importante. Antes da descoberta mais evidente de como as calças foram inventadas, já havia sido encontrado um homem – Ötzi, o Homem de Gelo – com leggings. No entanto, era colocada uma perna por vez.
Por definição, uma calça corresponde ao que cobre uma perna. Calças é o que conhecemos atualmente, com as duas pernas coordenadas em uma peça apenas. Dessa forma, as calças mais antigas da humanidade encontradas até então são dos chineses.
Calças foram inventadas para cavalgar e proteger do frio
Em 2014, foram encontradas as calças mais antigas do mundo, com 3.400 anos, no Oeste da China. Os pesquisadores confirmaram algumas hipóteses que indícios anteriores forneceram sobre uma das peças mais comuns do vestuário. As duas calças foram localizadas no cemitério de Yanghai e teriam sido usadas por dois pastores. O cavalo naquele tempo era o meio de transporte mais comum e os deslocamentos eram contínuos, já que o homem ainda era nômade.
As calças teriam sido inventadas depois que percebeu-se que um traje que segue o contorno do corpo e fica mais próxima à pele protege mais do frio. Outro motivo foi a constatação de que a peça é melhor para cavalgar do que vestidos, túnicas e togas.
Inclusive, os pesquisadores chegaram à conclusão que as calças chinesas foram usadas por dois pastores que estavam percorrendo a China a cavalo. As peças lembram muito o visual de calças hipsters hoje, mais descoladas e com interessantes padrões geométricos. Eram feitas de lã.
Os cientistas acreditam que a finalidade principal era a cavalgada. Isso devido ao design da peça. Afinal, são muito parecidas com as calças usadas por cavaleiros antigamente.
“Esse novo trabalho definitivamente ampara a ideia de que as calças foram inventadas por cavaleiros e pastores nômades, e foram então levadas para a bacia do Tarim”, disse o arqueólogo especialista em China Victor Mair, da Universidade da Pensilvânia, ao site Science News.
Evidências anteriores
Antes dessas calças serem encontradas, acreditava-se que as calças surgiram no século VI antes de Cristo. Ela teria sido uma invenção com origem na Pérsia, hoje Iraque. A aposta é que os persas criaram as calças para cavalgarem também. Na época, homens e mulheres teriam usado a peça.
Outras contribuições importantes para história das calças
Peças parecidas com as calças leggings datam de 5300 anos atrás, como citado anteriormente. Nas pinturas egípcias e nos exércitos a peça também era usada. O modelo se popularizou mesmo quando Jane Fonda gravou fitas cassetes de exercícios aeróbicos, na década de 80. O filme Grace também contribuiu bastante para a adoção da peça.
Já as calças jeans, mais populares da histórias, surgiram como uniforme. O alfaiate Jacob Davis desenvolveu a peça depois de ouvir a queixa de uma mulher sobre o desgaste das calças do marido que trabalhava em uma mina. Daí, ele criou uma peça mais resistente com bolsos mais fundos em 1871.
Levi Strauss entrou em cena para investir no jeans criado por Davis e colocar o modelo definitivamente em evidência anos depois. É uma história que já contamos detalhadamente em outro artigo, vale a pena conhecer.
Calças: símbolo de poder e sensualidade
A nova peça, por ser mais ajustada ao corpo do que vestidos e túnicas, foi rapidamente considerado sensual. Com a mesma velocidade, a peça foi considerada coisa de homem e símbolo de poder masculino. A expressão “honre suas calças” tem tudo a ver com isso. Assim, o uso das calças por parte das mulheres já foi considerado um ato revolucionário. Inclusive, historicamente, ela foi liberada aos poucos. Inicialmente, para as funções em que usar a calça era mais confortável, como cavalgar e andar de bicicleta.
As sufragistas americanas, que lutaram pelo direito ao voto, inventaram a calça bloomer, modelo que podia ser usado embaixo de túnicas, vestidos e outras peças. Na França, usar calças foi motivação de protestos. O estilista Paul Poiret, em 1909, criou as primeiras calças femininas, inspiradas no ballet russo. Mas o modelo foi considerado imoral pela igreja.
Só em 1933 é que as calças foram liberadas. Essa é uma história que tem mais detalhes e até vale outro artigo, em breve faremos para você conhecer ainda mais a história da luta das mulheres para usarem calças.
Mas ao ler este artigo já dá para agradecer a quem teve a ideia genial de criar as calças, né? As mulheres, então, devem se sentir aliviadas por terem conquistado o direito de usar a peça.
E para quem quer oferecer praticidade e conforto com calças de uniforme, é só falar com um consultor W3. Entre em contato com a gente!
Você também vai gostar de:
Postagens relacionadas
Talita Camargos
Talita Camargos é jornalista, escreve para a W3 Uniformes desde 2012, tem como foco fazer com que o leitor termine o texto com informações úteis, que o façam sorrir ou se emocionar.