Estrelas nas camisas de futebol: qual o significado delas?

Estrelas nas camisas dos times de futebol

As constelações nos uniformes dos times brasileiros são um elemento de destaque, isto todo mundo sabe. No entanto, o que muita gente não sabe é que as estrelas têm significados diferentes. Acontece também de as constelações aparecerem em uma época e serem retiradas depois, normalmente quando ocorre a troca dos uniformes.

Um fato curioso é a inserção de estrelas para relembrar conquistas do passado, como o Palmeiras fez em 2017. O clube colocou uma estrela vermelha simbolizando a Copa Rio de 1951. A competição foi considerada o Mundial para os palmeirenses, por não ter esse nome, alguns concordam com a classificação, outros não. Como a W3 entende é de uniforme e não de futebol, não tem opinião formada sobre esse assunto polêmico rs.

O alviverde paulista também ostenta oito estrelas no escudo, as quais lembram o mês de fundação do time, agosto.  

estrela na camisa do palmeiras

A constelação do Cruzeiro, como era de se esperar, representa o cruzeiro do sul, que inspirou o nome da equipe em 1942, quando o time deixou de se chamar Palestra Itália. O time era “xará” do Palmeiras, ambos mudaram de nome porque remetia à Itália, uma das líderes na Segunda Guerra Mundial.  

Constelação do cruzeiro do sul na blusa do time

A famosa estrela solitária do Botafogo é o símbolo mais lembrado do time. Ela faz alusão ao clube de regatas e ao hábito dos remadores de saírem de madrugada quando ainda há estrelas no céu. O maior símbolo do clube carioca fica entre outras quatro, lembrando os quatro campeonatos cariocas do Fogão.

A estrela do Atlético Mineiro é uma lembrança do Campeonato Brasileiro conquistado em 1971. Porém, de 1987 a 1999, o Galo já teve outras duas estrelas vermelhas bordadas junto ao escudo. Elas simbolizavam os dois títulos da Comebol, campeonato que não existe mais.

camisa do atlético tem uma estrela

O Coelho também ostenta estrelas no peito. Em 2017 aumentou a constelação com uma terceira estrela, simbolizam os campeonatos vencidos na série B, dois, e um na C.

América traz três estrelas na camisa

Estrelas nas camisas de futebol fora do Brasil

Em outros países a história é outra. Na Itália, um time só pode bordar uma estrela após conquistar dez vezes o Campeonato Italiano de Futebol. Na Espanha, Inglaterra, Alemanha e Argentina, as constelações não são usadas entre os times.

Já as seleções de todo mundo, tradicionalmente, carregam estrelas no peito simbolizando o número de vezes que levantaram a taça de campeões do mundo. Por falar nisso, qual país será que ganha mais uma estrela neste ano? Torcemos para ser o Brasil!