Com qual roupa gravar uma entrevista de TV?
Ser chamado para conceder uma entrevista na televisão é sinal de que sua empresa, atuação profissional ou projeto tem chamado atenção. A sua participação vai levar seu trabalho para ainda mais longe. Porém, para aproveitar a oportunidade é necessário saber como se vestir para que os telespectadores tenham uma boa impressão sobre você e sua empresa. Colocamos ao longo do texto dicas de roupas para entrevista de TV.
As próprias emissoras de televisão fazem recomendações quando chamam um profissional para ser entrevistado. Nós chamamos a jornalista Marcela Mesquita, que também é consultora de comunicação, para falar sobre o que é recomendado vestir no momento de conceder a entrevista. Ela também contou como as TVs veem o uniforme e outras peças.
Leia e acerte na escolha para sua entrevista repercutir pelos motivos certos.
Matéria gravada com uniforme: vão borrar minha logo?
O que nós, da W3 Uniformes Corporativos observamos na maioria das matérias é que não, a maioria das emissoras deixa a marca aparecer. Como as TVs geralmente não podem mencionar as empresas de maneira nominal, é uma boa estratégia usar uniforme para gravar entrevistas. Segundo a jornalista Marcela Mesquita, quando a peça corporativa aparece de uma maneira natural normalmente não há nenhuma tentativa de borrar os elementos institucionais.
Se for feita alguma imagem na sua empresa e todos estiveram uniformizados a sua marca aparecerá ainda mais. Como já mencionamos em outro artigo, o simples fato de sua logo aparecer já traz bons resultados para sua empresa, especialmente se estiver dentro de um contexto positivo. Dessa forma, aproveite a oportunidade de mostrar sua marca na TV. Como é uma mídia espontânea, a credibilidade é ainda maior.
Entrevista em estúdio: evite uniforme
A recomendação da jornalista Marcela Mesquita é evitar usar uniforme em uma entrevista de estúdio. Isso porque a pessoa não está inserida em um contexto no qual o uniforme é usado naturalmente. Assim, não é a roupa ideal.
Quais roupas usar para entrevista de TV?
Mantenha a etiqueta profissional. Use roupas que combinem com o ambiente corporativo. Mesmo se você trabalhar em uma academia, lembre-se que os vídeos para televisão são um ambiente um pouco mais formal. Você até pode usar uma gola polo, que fica entre a informalidade da malha e a formalidade da camisa social. Aliás, a blusa polo é até mais alinhada do que um traje muito formal para quem tem profissões em que foge-se da regra dos ambientes tradicionais.
Assim você mostra que se adequou ao ambiente, mas sem deixar a identidade de lado. Quem opta por camisas mais básicas, complementar com uma terceira peça como coletes, quimonos e outros resulta em um visual interessante. Claro, você deve tomar cuidado com as calças e sapatos também, além dos acessórios.
Na TV, não chame mais atenção do que o assunto
A matéria sobre sua empresa, produto, serviço ou um tema que faça parte do seu universo profissional com certeza vai repercutir na sua imagem. Porém, na TV sua aparência não pode chamar mais atenção do que o assunto em pauta. Dessa forma, vestir-se adequadamente é fundamental, mas é necessário ter em mente que a etiqueta para entrevistas na televisão requer que você esteja bem vestido sem extravagância. Assim, evite:
- Decotes
- Transparência
- Roupas curtas
- Cores e estampas muito chamativas
Mesmo em uma festa, onde roupas mais decotadas, por exemplo, que fazem parte do contexto, o cinegrafista vai ter o cuidado de não focar tanto em quem veste essa roupa. Em uma entrevista de estúdio ou até em uma empresa, usar peças com esses elementos é ainda mais prejudicial”, explica Marcela.
Parafraseando Coco Chanel:
“Vista-se mal e notarão a roupa. Vista-se bem e notarão o profissional”.
Ou seja, se estiver com a produção certa vão prestar atenção ao que você diz e concluir que você é um profissional que entende mesmo do que falou.
Roupas que dão efeito visual ruim mesmo sendo elegantes fora das telas
Nós já falamos aqui sobre o quanto as estampas contínuas, como listras e poás podem ser uma ótima opção para as peças corporativas. Elas são estampas clássicas, ícones de estilo, tendências que nunca saem de moda. Entretanto, no vídeo, acontece o que é chamado de efeito Moiré. Dará a impressão de que as listras e bolinhas se movem. Isso também pode acontecer com peças com xadrez.
Agora que você sabe o que usar e evitar quando for chamado para uma entrevista de TV, veja o artigo com dicas de quais peças usar para os vídeos que sua empresa faz. Acesse!