Camisa com frase em Braille: Sinjus promove ações de inclusão
A W3 confeccionou uma camisa com uma frase em Braille para o Sindicato dos Servidores de 2ª Instância do Estado de Minas Gerais – Sinjus. A blusa traz a frase: “Inclusão se conquista com autonomia”.
A iniciativa é parte do cumprimento da proposta de tornar não só a entidade, mas a sociedade mais democrática, acessível. Tanto que o evento em que as camisas foram usadas pela primeira vez foi realizado em parceria com o SERJUSMIG, o SINDOJUS/MG e Tribunal de Justiça. O Sinjus também inaugurou o Núcleo de Pessoa com Deficiência (NPD) em abril deste ano para tratar especificamente das questões de inclusão no Sindicato.
Tinta em alto relevo para camisas com Braille
A assessora de comunicação do Sinjus, Mikito Mine, declarou que ficou muito feliz com o resultado. Ao entrar em contato com a W3 a ideia dela era inserir o Braille com bordado. “Após uma longa conversa com a consultora de vendas da W3, ela me orientou a produzir a camisa com tinta em alto relevo. Ficou ótimo, bastante legível para quem lê em Braille”, disse.
A coordenadora do Núcleo de Pessoa com Deficiência (NPD) e diretora administrativa do Sinjus, Sônia Souza, contou que a eficiência da frase em Braille foi confirmada por um filiado do sindicato a quem ela perguntou. A cor escolhida fez alusão ao Setembro Verde, mês da pessoa com deficiência.
A intenção é que as próximas camisas também tenham inscrições em Braille. “O cego participa de outras atividades, não apenas aquelas ligadas ao NPD”, disse. Essa inclusão de maneira geral, não apenas em eventos específicos, é uma preocupação do Sinjus. Nas últimas eleições, já foram disponibilizadas cédulas em Braille. A escolha dos locais de realização dos eventos do sindicato levam em conta a acessibilidade. Intérprete de libras fazem parte dos eventos do NPD e outros, sempre quando há surdos no evento.
Premissas da inclusão da pessoa com deficiência
Na ocasião em que a camisa foi entregue, 21 de setembro, Dia da Pessoa com Deficiência, foram discutidas as condições de trabalho no Tribunal de Justiça de Minas Gerais para os servidores com deficiência. Além da temática central, a forma de tratamento às pessoas com deficiências, dificuldades e evolução da legislação na área vieram a tona. Quem conduziu a palestra foi Anna Paula Feminella. Ela é especialista em gestão pública e coordenadora do Programa da Pessoa com Deficiência na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).
Para quem desejar se informar mais sobre o tema, a seção PND no site do Sinjus traz vários conteúdos relevantes. A palestra de Anna Paula também está disponível em um vídeo no Facebook.
Aqueles que desejam produzir peças com Braille, basta procurar a W3. Estamos à disposição!