Uniformes esportivos: mais proteção, conforto e rendimento

Cada esporte demanda seus próprios equipamentos e apetrechos, e quando colocados em uso, eles auxiliam na desenvoltura do exercício e proporcionam mais conforto para o praticante.Os praticantes profissionais nunca negligenciam o uso deles, mas os atletas amadores às vezes deixam a desejar.

Por isso a W3 listou alguns uniformes, mostrou a função de cada peça e a importância de usá-las. Confira!

http://www.sumare.edu.br/blog/wp-content/uploads/2012/06/esportes1.jpg

Futebol: Os uniformes de futebol sempre são de tecidos leves e frescos, geralmente com capacidade de absorção de suor para maior conforto do jogador que deve correr muito durante um jogo.

Alguns jogadores também optam pelo uso de testeiras, que podem servir tanto para conter o suor quanto para segurar o cabelo comprido.

As meias, sempre altas, evitam o contato direto com o chão que pode arranhar ou machucar a perna do jogador de acordo com a jogada que é tentada.

E por último mas não menos importante, as famosas chuteiras, desenvolvidas para o conforto do jogador durante as jogadas e para a melhor aderência possível ao solo em que está jogando.

Corrida: Na corrida é sempre utilizado roupas confortáveis que permitem o movimento, geralmente bermudas, regatas ou camisetas. Também pode ser utilizado um relógio para a cronometragem do tempo de corrida.

Mas o acessório mais importante para quem caminha ou corre é o tênis. Opções não faltam, para todos os tipos de pés e pisadas. Um par dura em torno de 500 quilômetros de rodagem, em média. Mas ele não vai durar tanto se for usado diariamente.

Antes de comprar o modelo mais bonito ou o mais tecnológico, é importante conhecer o tipo de pisada de quem vai usá-lo rotineiramente. Muitas lojas especializadas em calçados esportivos oferecem o teste da pisada. Um ortopedista ou um fisioterapeuta também podem ajudar no diagnóstico.

Ciclismo: Geralmente feitos de nylon, o uniforme para ciclismo tem o objetivo de criar liberdade para o movimento das pernas, que é constante. Podem ser usadas bermudas ou calças que são bem ajustadas ao corpo.

A luvas são importantes partes do uniforme de ciclismo, pois evitam o excesso de suor que pode causar desconforto e também evita que apareçam erupções nas mãos como os calos.

No pé a estrela é a sapatilha, que são confortáveis e de fácil manuseamento. Elas não têm cadarços, o que evita possíveis acidentes como enroscá-los em alguma parte da bicicleta, como na corrente.

O capacete é essencial para o esporte, em caso de acidentes será ele o seu salvador. E também é utilizado o óculos para que os olhos não fiquem ressecados ao pedalar contra o vento durante muito tempo.

 

Skate: O skate, já é esporte um pouco mais urbano e agressivo, mas também tem suas características que variam conforme a modalidade.

 

Na categoria Street, praticado na rua, o praticante utiliza calça, sendo o material variado, porém que sempre deve oferecer conforto. A calça e camisetas são largas para permitir movimento e o atleta se sentir confortável ao executar a manobra. Também é muito utilizado o boné, que protege o rosto do skatista do sol durante o exercício.

Na categoria Vertical, praticado em rampas e locais específicos para o esporte, o uniforme é uma camiseta leve e confortável e bermuda. Ela é utilizada em vez de calça, pois nesta categoria o uso das joelheiras é obrigatório e elas ficam mais confortáveis quando se usa uma bermuda.

Mas todas as categorias do skate tem uma parte do uniforme em comum: o tênis, que sempre deve ter um bom sistema de amortecimento e absorção de impacto e pode variar de acordo com o praticante, podendo ser de modelo cano baixo ou cano longo, este segundo pode evitar entorses.

Natação: O uniforme de natação pode variar entre duas peças, a sunga e o wetsuit, um traje de corpo completo que geralmente é feito de borracha e rente ao corpo. Mas é sempre feito de materiais resistentes para que durem um bom tempo, já que são utilizados dentro da água.

Também são utilizados a touca de natação, feita de borracha, que mantém o ouvido do nadador protegido e o óculos de mergulho que auxilia na visão do esportista e mantém os olhos sem qualquer irritação e vermelhidão causados pelo cloro.

 

A W3 desenvolveu uma linha especializada em uniformes esportivos, a W3 Esportes. Conte conosco para vestir sua equipe. Além de mais bonitos, todo mundo irá se exercitar com mais liberdade e conforto.